Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:29:34
informe o texto

Notícias / Política

22/03/2021 às 17:18

Fiemt aponta que antecipação de feriados é ineficaz para a saúde e trará prejuízo econômico

"A gente perder economicamente nove dias e não ter efeito sobre a saúde é o pior dos mundos”, apontou presidente

Eduarda Fernandes

Fiemt aponta que antecipação de feriados é ineficaz para a saúde e trará prejuízo econômico

Foto: Reprodução

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, justificou a retirada de apoio à proposta do Governo do Estado, de antecipar feriados para reduzir a circulação de pessoas. “Isso é efetivo do ponto de vista da saúde? Perder nove dias úteis, nove dias de produção, vamos chamar assim. A gente perder economicamente nove dias e não ter efeito sobre a saúde é o pior dos mundos”, apontou.

Gustavo se reuniu virtualmente com a diretoria da federação na tarde desta segunda-feira (22) e parte do encontro foi transmitido pelo YouTube da Fiemt. Foram compartilhadas informações sobre o cenário atual da pandemia, bem como números, estudos e algumas ponderações e posicionamentos da indústria.

Leia também - Mendes se reúne com deputados para debater medidas contra a covid-19

O receio da federação é, mesmo depois das perdas econômicas decorrentes da antecipação de feriados, se verem submetidos a um lockdown de fato porque a medida anterior não surtiu efeito. Segundo Gustavo, os próprios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) reconheceram a ineficiência do lockdown dividido em duas etapas.

“Porque ele [o lockdown parcelado] seria economicamente prejudicial e do ponto de vista da saúde não seria efetivo. Estamos dispostos a discutir alternativas”.

Na transmissão, o presidente citou o resultado de estudos sobre o lockdown em outros países, apontando a efetividade da medida quando de fato colocada em prática. E disparou: “Quem critica o lockdown no Brasil tem toda razão, porque a gente diz que tem lockdown, mas a gente não consegue efetivamente restringir a circulação das pessoas”.

“Não é nossa meta fazer lockdown, parar a economia, nossa meta é conseguir 55% de isolamento das pessoas. Eu vou repetir porque isso é muito importante. Eu preciso de cada um de vocês, diretores, donos de indústrias, empresários, possam nos ajudar com sugestões para que as indústrias possam colaborar com a elevação daqueles números”, pediu.

 Neste contexto, disse que já alguns empresários já se dispuseram a alternar turnos nas empresas ou colocar parte dos funcionários em home office. “Isso é um sacrifício necessário porque a indústria é essencial, não podemos gerar desabastecimento”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet