Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:54:53
informe o texto

Notícias / Judiciário

23/03/2021 às 08:40

Deputada, promotores, juiz e ex-secretários serão testemunhas em ação contra Pedro Taques

Ex-governador foi denunciado na segunda-feira (22) pelo esquema de grampos telefônicos clandestinos que ficou conhecido por Grampolândia Pantaneira

Camilla Zeni

Deputada, promotores, juiz e ex-secretários serão testemunhas em ação contra Pedro Taques

O ex-governador Pedro Taques

Foto: Secom-MT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) apontou uma lista de 19 pessoas que deverão ser ouvidas como testemunhas na ação movida contra o ex-governador Pedro Taques (Cidadania) e seu primo e ex-chefe da Casa Civil, Paulo Taques. 

A denúncia foi oferecida à Justiça nessa segunda-feira (22), pelo esquema que ficou nacionalmente conhecido como Grampolândia Pantaneira. Tratou-se da instalação e atividades de um núcleo de inteligência clandestino da Polícia Militar, montado no governo Taques. 

Como testemunha dos crimes, o Ministério Público apontou a deputada estadual Janaina Riva, os advogados José Patrocínio de Brito Júnior e José Antônio Rosa, o jornalista José Marcondes (Muvuca), que foram interceptados ilegalmente, e os promotores de Justiça Rinaldo Segundo e Mauro Zaque de Jesus, e o juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira. O ex-secretário de Segurança Pública Fábio Galindo também consta no rol de testemunhas. 

Saiba mais - MP denuncia Pedro e Paulo Taques, coronéis e sargento da PM por escutas clandestinas

Ao todo, foram 19 pessoas indicadas, entre vítimas e membros do esquema. 

Segundo o Ministério Público, Taques seria o líder do esquema, que começou em agosto de 2014, pouco antes da campanha que levou o advogado ao governo do Estado. Na época, foram grampeados clandestinamente os telefones de advogados, políticos e jornalistas, além de outros considerados opositores políticos de Pedro Taques. 

Conforme a denúncia, Pedro Taques foi considerado o idealizador e um dos beneficiários diretos da grampolândia. O MPE elencou seis motivos para a afirmação: 

1) período eleitoral; 2) características e peculiaridades das pessoas interceptadas, que tinham, entre eles, adversários políticos de Taques; 3) executores dos grampos formaram a cúpula do seu governo após sua eleição; 4) indícios de que seu primeiro e então chefe da Casa Civil atuou ativamente na grampolândia; 5) tentou macular o prévio conhecimento da existência dos grampos, pra tentar se eximir da responsabilidade; 6) foi denunciado pelo sargento Gerson Corrêa e pelos coronéis Zaqueu e Lesco durante interrogatório na Justiça. 

Além dos Taques, a denúncia também pesa contra os coronéis PM Zaquel Barbosa (ex-comandante da PM), Evandro Lesco (ex-chefe da Casa Militar), (ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos) Airton Siqueira Júnior e o sargento Gerson Luiz Ferreira Corrêa Junior. 

Confira a relação completa de testemunhas nessa ação:
1) JOSÉ PATROCÍNIO DE BRITO JÚNIOR (telefone interceptado);
2) JOSÉ ANTÔNIO ROSA (telefone interceptado);
3) JOSÉ MARCONDES (MUVUCA) (telefone interceptado);
4) VALÉRIA FLECK (telefone interceptado);
5) MÁRIO EDMUNDO COSTA MARQUES FILHO (telefone interceptado);
6) ALEXANDRE CORREA MENDES (telefone interceptado);
7) BATHILDE JORGE MORAES ABDALLA (telefone interceptado);
8) ANDRÉA PEREIRA DE MOURA CARDOSO;
9) CLEYTON DORILEO ROSA DE BARROS;
10) EUCLIDES LUIZ TOREZAN;
11) MAURO ZAQUE DE JESUS;
12) FÁBIO GALINDO;
13) ALESSANDRA SATURNINO DE SOUZA COZZOLINO;
14) JORGE ALEXANDRE MARTINS FERREIRA (JUIZ DE DIREITO);
15) RINALDO SEGUNDO (PROMOTOR DE JUSTIÇA);
16) TATIANE SANGALLI PADILHA (telefone interceptado);
17) ALANA DARLENE SOUSA CARDOSO;
18) JANAINA RIVA (telefone interceptado);
19) CAROLINE MARIANO (telefone interceptado).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet