Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
20:23:57
informe o texto

Notícias / Política

23/03/2021 às 15:23

MT lidera ranking sobre descumprimento do isolamento social

A constatação foi feita conforme dados da Inloco divulgados nesta terça-feira (23).

Leiagora

MT lidera ranking sobre descumprimento do isolamento social

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Mato Grosso é o Estado brasileiro que tem o pior índice de isolamento social do país. A constatação foi feita conforme dados da Inloco divulgados nesta terça-feira (23), que aponta que o Estado está em último lugar entre os entes federativos, com apenas 38,1% da população respeitando o isolamento social.

Essa é uma das medidas recomendadas para combater à pandemia da Covid-19. Abaixo de 40%, junto com Mato Grosso, está o Tocantins (39,1%). Já nas primeiras colocações estão os Estados do Amapá (53,8%), Pará (50,8%) e Ceará (50,06%).

“A doença se propaga com a circulação das pessoas. Isso está comprovado nos estudos. Os países, como Portugal, e as regiões do Brasil que tiveram sucesso no controle do crescimento do contágio foram com as medidas de isolamento social”, explicou o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo.

Ele ainda frisa que, no momento, o Estado está com 98% das UTIs ocupadas e com 187 pessoas na fila a espera de um leito de UTI. “O que as pessoas precisam compreender é que não é um problema de recurso financeiro ou falta de aplicação. É um problema que nós hoje não temos mais nem médicos ou outros profissionais para abrir leitos”, destacou. 

O Estado também vem batendo recordes de mortes. No último boletim publicado pela Secretaria de Estado de Saúde, foram 125 óbitos registrados, em um único dia.

Desde março do ano passado, foram abertas 535 leitos de UTI, entre leitos próprios, pactuados e cofinanciados, exclusivos para a Covid-19.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet