Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
13:02:37
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2021 às 13:00

Base avisou a governador que projeto dos feriados não passaria na AL

Os deputados estaduais da base governista chegaram a fazer uma série de sugestões ao governador.

Kamila Arruda

Base avisou a governador que projeto dos feriados não passaria na AL

Foto: JL Siqueira / ALMT

A fim de evitar o desgaste da desaprovação da proposta de antecipação de feriados, os deputados estaduais da base governista chegaram a fazer uma série de sugestões ao governador Mauro Mendes (DEM) para serem implementadas pelo Executivo a fim de reduzir a proliferação do coronavírus no Estado.

A informação é da deputada estadual Janaína Riva (MDB), que afirma que, entre as propostas estaria a instalação de um hospital de campanha, ao menos na Capital.

Para ela, a unidade de saúde provisória já serviria para desafogar um pouco o sistema, tendo em vista a lotação dos leitos, e ainda o fato de Cuiabá receber pacientes de todo o Estado.

“Sabemos que há com problemas de medicamentos, de oxigênio, mas que fosse feito pelo menos na Capital para dar uma amenizada na população”, colocou.

Segundo a emedebista, ainda foi sugerido que o Centro de Triagem da Capital passasse a funcionar 24 horas e fosse instalado nas demais cidades polos. 

“Sugerimos que fosse conversado com as clinicas particulares de diagnósticos para que ficassem aberta também finais de semana, para auxiliar nos atendimentos laboratoriais”, acrescentou.

Outro ponto que teria sido colocado ao governador foi a criação de um protocolo, semelhante ao instituído no estado de Manaus, sobre o tratamento precoce. “Pedimos que fosse feito um protocolo, tipo o protocolo de Manaus, onde toda a população tivesse conhecimento de quais seriam os medicamentos que iriam utilizar em caso de confirmação de covid, que isso seriam o tratamento precoce, diagnosticou já entra com a medicação”, explicou a parlamentar.

Vale ressaltar que Manaus foi uma das primeiras capitais a viver o colapso na saúde e ainda não tratamento precoce eficaz reconhecimento cientificamente até o momento. 

Os parlamentares também pontuaram a necessidade de pedir ajuda ao exército para controle de aglomerações e também para auxiliar os hospitais do Estado. 

O aumento do horário de funcionamento dos supermercados e a flexibilização do período liberado para atividades comerciais também estava na lista de sugestão, assim como o aumento da frota de ônibus, especialmente na Capital.

“Pedimos também mais auxílios para a população e colocamos a disposição recursos da Assembleia, recursos dos deputados de emendas parlamentares, colocamos a disposição se fosse o problema fata de dinheiro”, colocou Janaína citando Ceara como exemplo.

Segundo ela, o governador do Ceará distribuiu botijão gás e pagou conta de 500 mil famílias carentes de energia, está dando incentivo para o pessoal dos eventos, estudantes, professores, enfim. “Esses são alguns exemplos do que a gente acha que deveria ser feito, porque aquele que foi dado para bares e restaurantes foi insuficiente”, disse ressaltando que em dois dias de liberação das linhas de créditos, mais de quatro mil empresários foram em busca de empréstimo.

Por fim, ainda foi colocado a questão da comunicação e vacina. ”Precisamos de melhoria da comunicação para a população entender a seriedade e gravidade e que nós não temos UTIs nesse momento. E é claro a vacinação, que a gente vai da todo suporte, inclusive como recurso, mas sabemos da dificuldade e não vamos ficar utilizando isso como plataforma política”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet