Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
05:32:36
informe o texto

Notícias / Política

25/03/2021 às 08:00

Mauro cita derrota na Assembleia, descarta lockdown mas endurece restrições em MT

Em entrevista nesta quinta-feira, Mauro avaliou que parte da população ainda "não está nem aí" para a pandemia

Camilla Zeni

Mauro cita derrota na Assembleia, descarta lockdown mas endurece restrições em MT

Foto: Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar, ainda nesta quinta-feira (25), medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da covid-19 no Estado. Contudo, já descartou impor um chamado “lockdown”, isso é, fechamento de todas as atividades econômicas por determinado período. 

Em entrevista à rádio CBN São Paulo, nesta manhã, Mauro Mendes afirmou estar com a consciência tranquila de que o governo tem feito a sua parte na luta contra o vírus. O governador ponderou que chegou a enviar para a Assembleia Legislativa uma proposta de lei para antecipação de feriados, com o intuito de diminuir a circulação de pessoas por 10 dias. No entanto, conforme o Leiagora noticiou, o projeto foi rejeitado

Para o governador, a decisão tomada pelos deputados estaduais representa a opinião da população e, por isso, ele não deverá tomar a decisão, por conta própria, de lockdown.

Leia também - Promotor deve ir à justiça pedir lockdown: 'há um impasse político enquanto os casos e corpos se acumulam'

“Dificilmente vai ter um lockdown. Porque a gente tentou fazer uma antecipação de feriado junto da Assembleia, o poder constituinte que representa, dentro da nossa democracia, o povo do estado, e ela rejeitou. Quase foi unanimidade. Só teve um voto, e, por incrível que pareça, um voto da oposição. Então o governo tem que reconhecer isso também, que é um direito que a sociedade tem de escolher os seus caminhos e ela o faz através de seus representantes”, disse o governador.

Mauro destacou que o governo tem feito diversas campanhas pesadas de divulgação, mas citou que a população, em grande parte, “não está nem aí”. Também avaliou que há, ainda, uma parcela da sociedade confusa com as medidas adotadas e os conflitos entre município e governo, mas foi categórico ao destacar que o estado tem a pior taxa de isolamento social. Segundo levantamento do site InLoco, Mato Grosso é o único com índice abaixo dos 30%.

Diante dos altos índices da covid-19, porém, Mauro afirmou que deve endurecer as regras no estado, ainda que não seja implantado o lockdown. Ele destacou que, no mundo todo, é conhecida a importância do distanciamento para a contenção do vírus, mas citou que deve haver resistência às medidas restritivas.

“Nós vamos apertar as medidas, com mais restrição, mas dentro do que me cabe, do que é permitido. Agora, tudo tem suas consequências, e, na minha opinião, a população está cometendo um equivoco”, 
comentou Mauro, acrescentando que também deve haver cuidado com as medidas determinadas.

MP aguarda o governo

Em razão do agravamento do cenário da covid-19 em Mato Grosso, com a falta de UTIs e até mesmo de oxigênio hospitalar, o Ministério Público Estadual (MPE) acompanha as decisões políticas para o enfrentamento do vírus

Primeiro, o MPE acreditava que a Assembleia Legislativa seria favorável à proposta de feriadão. Contudo, diante da derrota da proposta, o promotor Alexandre Guedes, responsável pela tutela da saúde, informou que aguardará a decisão do governo para avaliar se aciona a Justiça para medidas mais severas.

“Estou analisando as informações depois da surpresa da Assembleia. O que eu acredito é que agora há um impasse político enquanto os casos e corpos se acumulam”, disse o promotor ao Leiagora.

Covid-19 em MT

Em Mato Grosso, este mês de março já se tornou o pior mês da pandemia da covid-19. Em apenas 24 dias foram registradas 1.289 mortes e 44 mil novos casos confirmados da doença. A fila de espera para UTIs já chegou a ultrapassar 180 pessoas.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alysson Marques 25/03/2021 às 00:00

    Pra ele é fácil dizer que foi um equívoco não apoiarem o Lockdown, mas o que o governo fez com a grana do Governo Federal, onde está o Hospital de Campanha?

 
Sitevip Internet