Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:56:48
informe o texto

Notícias / Política

25/03/2021 às 16:42

Emanuel registra boletim e pede punição exemplar a autor de fake news

Gestor pontuou que ainda não tem suspeitos em mente, mas cobrou a identificação dos responsáveis

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem local - Kamila Arruda

Emanuel registra boletim e pede punição exemplar a autor de fake news

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, em razão da propagação de fake news que gerou congestionamento e a suspensão de agenda para vacinação na Capital. O gestor pontuou que ainda não tem suspeitos em mente, mas cobrou a identificação dos responsáveis para que sejam punidos “com todo o rigor da lei, doa a quem doer”.

Segundo Emanuel, o sistema de agendamento computou acessos até mesmo de outros países, como Estados Unidos, Portugal, Nigéria e Argentina. A notícia falsa dizia que a vacinação em Cuiabá já havia chegado a faixas etárias mais baixas que a que está realmente sendo vacinada, dos 75 aos 79 anos.

Leia também - Sistema da Prefeitura pode ter sido hackeado e prefeito pede investigação sobre fake news

O grande volume de acessos para tentativa de agendamento gerou instabilidade no sistema e fez a prefeitura optar por desmarcar todos que estavam agendados para essa quarta. Isso gerou aglomeração no Centro de Eventos do Pantanal, único ponto de vacinação na Capital, de pessoas de todas as idades, em busca da imunização. A aglomeração foi denunciada por vereadores. Edna Sampaio (PT), por exemplo, reportou o caso ao Ministério Público.

Emanuel disse que seria leviano de sua parte apontar cunho político na disseminação da falsa notícia, pois não tem provas para isso. “Temos que chegar aos responsáveis e puni-los no rigor da lei, doa a quem doer, para que sirva de exemplo. Não se brinca com a saúde, com a vida das pessoas, no momento da maior crise sanitária da história. O que eles fizeram foi um crime, uma violência, um ataque à honra, à vida, à saúde e à dignidade da população”, declarou à imprensa na saída da delegacia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet