Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
10:52:15
informe o texto

Notícias / Política

25/03/2021 às 18:40

Novo decreto orienta 50 cidades de MT a implantarem quarenta por 10 dias

Além da quarentena, o novo decreto recomenda suspensão de aulas presenciais em creches, escolas e universidades, e barreiras sanitárias

Eduarda Fernandes

Novo decreto orienta 50 cidades de MT a implantarem quarenta por 10 dias

Foto: Breno Carvalho / O Globo

O novo decreto publicado pelo Governo do Estado recomenda a adoção de quarentena obrigatória por 10 dias pelos municípios classificados com risco muito alto de contaminação pelo novo coronavírus. Ao todo, 50 cidades mato-grossenses estão com esse nível de risco.

Pela atual classificação de risco da Secretaria de Estado de Saúde, encontram-se no estágio “muito alto” as seguintes cidades: Araguainha, Barão de Melgaço, Canabrava do Norte, Itanhangá, Jangada, Juscimeira, Nova Santa Helena, Planalto da Serra, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu, São Pedro da Cipa, Torixoréu, União do Sul, Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Carlinda, Cláudia, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tapurah, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Além da quarentena obrigatória, o novo decreto orienta que esses municípios suspendam aulas presenciais em creches, escolas e universidades e instalem barreiras sanitárias.

Apesar de ser apenas orientativo e não impositivo, ao anunciar o novo decreto o Governo fez um alerta: em caso de não cumprimento das medidas elencadas na classificação, caberá aos órgãos de controle a adoção das medidas cabíveis.

Leia também - Estado proíbe consumo de bebidas nos locais de venda, prorroga toque de recolher e escalona comércio

Novo método para classificação
O metódo para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança deve ser publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25).

A primeira mudança é com relação à publicação da classificação de risco, que ocorria às segundas e quintas-feiras. A partir de agora, a classificação será divulgada todas as terças-feiras e não será levado em consideração só o número absoluto dos casos dos últimos 14  dias, mas sim a média móvel dos últimos 14 dias.

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020.  Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet