Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:11:34
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2021 às 11:28

Com risco muito alto de covid-19, VG resolve aderir decreto e deve impor quarentena

Comitê de Enfrentamento da Covid-19 se reúne nesta manhã para definir medidas a serem adotadas

Camilla Zeni

Com risco muito alto de covid-19, VG resolve aderir decreto e deve impor quarentena

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A Prefeitura de Várzea Grande deve publicar, ainda nesta sexta-feira (26), um decreto municipal impondo a quarentena obrigatória de 10 dias para os moradores. A decisão segue recomendação do governo do Estado, que na noite de quinta-feira (25) reativou as classificações de risco e suas medidas de biossegurança. 

Conforme o secretário de Comunicação do município, Marcos Lemos, o prefeito Kalil Baracat (DEM) convocou, nesta manhã, uma reunião para alinhar os pontos do decreto municipal. Mais tarde, ele ainda deverá se reunir com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para decidir sobre as medidas a serem tomadas em conjunto.

"Não adianta a gente aqui fechar e continuar tudo aberto", justificou o secretário sobre o encontro. Marcos Lemos ainda garantiu que o decreto de Kalil vai ser no sentido de endurecer as medidas de restrição atuais e que o prefeito avalia com a Procuradoria-Geral do Município formas excluir algumas atividades da lista de serviços essenciais. 

"O prefeito quer saber a capacidade que ele tem de limitar o que é considerado serviço essencial. O presidente da República considera essencial salão de beleza. Nós não consideramos. Ele considera essencial academia de ginástica. Nós não. Mas nós podemos fechar ou limitar o funcionamento? É isso que queremos saber", explicou.

O anúncio sobre as medidas decididas pelo prefeito deverá ser feito ainda hoje.

Decreto estadual

Na noite de ontem, o governador Mauro Mendes (DEM) publicou novo decreto modificando a forma como se calcula o risco de contágio nos municípios e atualizando as medidas restritivas recomendadas. Dessa forma, Várzea Grande, Cuiabá e outras 48 cidades foram classificadas como um lugar com "risco muito alto" de contaminação para a covid-19.

Para essa classificação, entre as medidas recomendadas estão a implantação de quarentena obrigatória no município, pelo período de 10 dias, a suspensão de aulas presenciais, implantação de barreiras sanitárias e fechamento de todas as atividades que não sejam consideradas essenciais.

De acordo com o boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Várzea Grande é uma das cidades com maior número de casos de covid-19 em Mato Grosso, tendo registrado 19.011 testes positivos. O município fica atrás de Cuiabá (64.193) e Rondonópolis (22.837).

Cabe destacar que, em razão dos altos índices de contágio e mortes, além da fila de espera de 179 pessoas por um leito de UTI, o governador tentou adiantar feriados para evitar a circulação de pessoas por 10 dias. No entanto, a proposta foi rejeitada por maioria esmagadora dos deputados da Assembleia Legislativa. 

Segundo apurou o Leiagora, o Ministério Público do Estado aguarda manifestação dos municípios para avaliar se acionará a Justiça, com o pedido de quarentena obrigatória, ou não. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet