Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
04:17:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/03/2021 às 10:30

Empresários de MT aderem à campanha e fazem doação de cilindros de oxigênio

Material deve contribuir para o abastecimento do chamado “kit intubação” para tratamento de pacientes graves da covid-19 nos municípios

Leiagora

Empresários de MT aderem à campanha e fazem doação de cilindros de oxigênio

Foto: Raphael Alves/EFE

Empresários de Mato Grosso e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec) deram início a uma campanha de aquisição de cilindros de oxigênio industrial para distribuição nos municípios do estado. A iniciativa visa suprir o desabastecimento do chamado “kit intubação”, utilizado no tratamento de pacientes graves da covid-19.

O uso de cilindros industriais foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 20 de março, para armazenar também oxigênio hospitalar. Isso por conta da escassez de cilindros em todo o país, acarretada pelo grande aumento em seu consumo.

Desde a última quinta-feira (27), o grupo de mais de 70 representantes, liderados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o empresário Silvio Rangel, do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), e o deputado Carlos Avalone (PSDB), mapeou cerca de 200 cilindros que serão cedidos e emprestados de empresários, indústrias e prestadores de serviço que usam esses cilindros para solda e outras finalidades.

São, portanto, duas campanhas em andamento agora para a aquisição dos cilindros. Conforme a secretária adjunta executiva de Desenvolvimento Econômico, Eulália Oliveira, empresários de diversos setores compraram a ideia e estão colaborando para aquisição de mais 200 cilindros. O Grupo Leiagora, representando pelo empresário Paulinho Palhano, está entre eles.

“Em paralelo, seguimos mobilizando centenas de empresas para fazer o empréstimo de outros cilindros, que serão envazados com oxigênio e cedidos a vários municípios”, explica Eulália Oliveria. Ainda conforme a gestora, o uso e distribuição nos municípios serão definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O grupo de empresários e representantes do Governo do Estado já havia sido criado no ano passado por conta do aumento da demanda por álcool 70, produto em falta à época, permanecendo então para outras necessidades apresentadas pela pandemia. “As usinas de etanol produziram 300 mil litros de álcool e doaram para centenas de municípios e unidades de saúde”.

Ambas as ações estão sendo coordenadas pela Sedec, representando o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e Sindalcool. Também apoiam a campanha dezenas de sindicatos e associações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet