Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
14:02:44
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2021 às 09:26

Janaina critica decisão de quarentena e diz que comerciantes não conseguirão se reerguer

"Precisamos de menos fechamento e mais vacinas", criticou a deputada

Camilla Zeni

Janaina critica decisão de quarentena e diz que comerciantes não conseguirão se reerguer

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou as redes sociais para, mais uma vez, criticar as medidas restritivas para diminuição da circulação de pessoas em Mato Grosso. Para a parlamentar, o fechamento das atividades econômicas é uma "medida extrema e amarga", e não deverá ajudar no combate à pandemia. 

Na manhã desta terça-feira (30), Janaina criticou a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que na noite de ontem (29) determinou a adoção de quarentena obrigatória em todos os 50 municípios classificados como lugares de risco muito alto de contaminação para a covid-19. 

"A culpa não é do comércio. Não é justo que trabalhadores continuem a arcar com a responsabilidade que é do poder público. Todo trabalho é essencial quando ele alimenta uma família. Precisamos de menos fechamentos e mais vacinas! Só com o povo vacinado teremos a certeza que nossa vida voltará ao normal", avaliou a deputada.

Leia também - Quarentena passa a valer nesta terça e aulas estão suspensas; veja o que abre e o que fecha

A decisão do TJMT foi tomada em um pedido do Ministério Público do Estado, e apontou que o decreto estadual nº 874/21, que reativou a classificação de risco e suas medidas recomendatórias, é, na realidade, impositivo e não orientativo. 

Em sua publicação, Janaina repercutiu um pedido de desculpas feito pela chanceler alemã Angela Merkel, que desistiu da implantação de um lockdown no período da semana santa, e citou aumento de casos de covid-19 em Paris, mesmo com a adoção do fechamento das atividades. 

"Esta medida extrema e amarga prejudica principalmente o comércio, já exaustos com a crise econômica que enfrentamos. Muitos fecharão as portas pela última vez e não conseguirão mais reabrir. famílias que tinham sua independência garantida com o suor do seu trabalho, passarão a fazer parte dos mais de 14% desempregados brasileiros", comentou a parlamentar. 

Importante ressaltar que, apesar de ter voltado atrás sobre a implantação do lockdown, Merkel explicou que a medida é extremamente necessária e apenas não seria adotada por falta de planejamento. Por lá o fechamento seria do dia 1º ao dia 5 de abril, mas, segundo Merkel, não seria possível concretizar a desaceleração da nova onda da pandemia em tão pouco tempo. A informação é da agência internacional de notícias Reuters.

Também cabe destacar que, na Assembleia Legislativa, a deputada também votou contrária à proposta de antecipação de feriados para diminuir a circulação de pessoas e tem sido uma das mais atuantes contra o fechamento das atividades econômicas em Mato Grosso. Ela também defendeu o retorno das aulas presenciais no início do ano. 

Quarentena

De acordo com a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, a decisão que determinou a adoção quarentena nos 50 municípios é imediata e vale a partir desta terça-feira (30). A magistrada citou a necessidade de contenção da doença e ressaltou que a autonomia dos prefeitos é sempre para endurecer as regras, mas nunca afrouxá-las. 

Pelo decreto estadual, todas as atividades que não sejam consideradas essenciais devem ser fechadas pelo período de 10 dias, sendo que o prazo pode ser prorrogado conforme atualização da classificação de risco dos municípios. A lista dos serviços essenciais é definida pelo Governo Federal e pode ser conferida aqui

Segundo o Governo do Estado, Mato Grosso tem o pior índice de isolamento social do país, sendo o único abaixo dos 30%, conforme calculado pelo sistema do portal InLoco. Como consequência, Mato Grosso tem a maior taxa de mortalidade por 100 mil habitantes do Centro-Oeste (211,1), seguido pelo Distrito Federal (193) e Goiás (159,5). O menor índice é do Mato Grosso do Sul (149,8). No Brasil, a mortalidade por 100 mil habitantes é de 149,4, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a última atualização da Secretária de Estado de Saúde, Mato Grosso tem 304.416 casos de covid-19 confirmados e 7.485 óbitos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet