Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:42:55
informe o texto

Notícias / Política

30/03/2021 às 12:00

Botelho não vê espaço para diálogo, destaca situação grave e defende quarentena

Primeiro-secretário da ALMT defendia proposta de antecipação de feriados e diz que medidas são necessárias para frear a pandemia

Camilla Zeni

Botelho não vê espaço para diálogo, destaca situação grave e defende quarentena

Foto: ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM), avaliou que não há mais tempo para que os gestores discutam sobre medidas a serem adotadas durante a pandemia da covid-19. Para ele, os prefeitos devem atender a decisão judicial e decretar quarentena obrigatória. 

“Eu acho que agora não tem mais que ter diálogo. Tem que cumprir a determinação judicial. Os prefeitos têm que decretar quarentena”, comentou Botelho na manhã desta terça-feira (30) ao deixar o Palácio Paiaguás. 

À imprensa, o deputado destacou que a situação da pandemia da covid-19 é grave e, por isso, os prefeitos devem adotar a medida para diminuir a circulação de pessoas em Mato Grosso.

Leia também - Janaina critica decisão de quarentena e diz que comerciantes não conseguirão se reerguer

“A situação é grave. A quantidade de gente morrendo inclusive por falta de leito de UTI é muito grande. O avanço dessa variante está sendo muito mais rápido e a letalidade dela é muito mais rápida do que na primeira onda, então é desesperador. Nesse momento, temos que cuidar das vidas”, disse o parlamentar. 

Somente nesses 29 dias do mês de março, foram 1.679 vidas perdidas em razão de complicações provocadas pela covid-19 em Mato Grosso. A fila de espera por um leito de UTI também ultrapassa 180 pessoas. Diante do cenário, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Gargaglione Póvoas, determinou, na noite de ontem (29), a adoção de quarentena obrigatória em todos os municípios classificados com risco muito alto de contaminação para a covid-19. 

A decisão foi tomada em um pedido do Ministério Público do Estado, e apontou que o decreto estadual nº 874/21, que reativou a classificação de risco e suas medidas recomendatórias, é, na realidade, impositivo e não orientativo. Segundo a classificação estadual, 50 cidades estão com risco muito alto de contaminação, entre elas Cuiabá e Várzea Grande. 

Cabe destacar que o governador Mauro Mendes (DEM) enviou para a ALMT uma proposta de antecipação de feriados, com o intuito de diminuir a circulação de pessoas pelo período de 10 dias seguidos. Contudo, a proposta foi rejeitada por maioria dos deputados

“Eu já tinha dito que, se não fizesse, o Judiciário ia acabar dando uma canetada. Eu sempre defendi que o prejuízo menor seria aquele de antecipar os feriados. Infelizmente, não ocorreu e agora temos que passar por esse lockdown”, finalizou Botelho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lázaro Rodrigues de Souza 30/03/2021 às 00:00

    Concordo com o comentário do Deputado Botelho em relação ao covid. Mas não estou vendo nenhuma autoridade preparando recurso financeiro urgente para as famílias enfrentar esse fechamento.

 
Sitevip Internet