Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:17:07
informe o texto

Notícias / Geral

30/03/2021 às 16:10

Desbloqueado ontem, Canal de Suez ainda tem 400 navios na fila

Operação para liberar o cargueiro contou com a ajuda de 13 rebocadores e uma forcinha da maré alta provocada pela posição da Lua.

Desbloqueado ontem, Canal de Suez ainda tem 400 navios na fila

Foto: Hayam Adel/Reuters

Mais de 100 embarcações passaram pelo Canal de Suez até esta terça-feira (30), um dia depois que o meganavio Ever Given foi desencalhado pelas autoridades portuárias do Egito.

Segundo levantamento divulgado pela televisão estatal egípcia ERTU, 113 navios haviam cruzado o canal em ambas as direções até às 8h local (3h de Brasília).

Mais de 400 navios aguardavam para atravessar o canal, que é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa e por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global.

A agência de governo do Egito que gerencia o Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) liberou o tráfego de navios na hidrovia na noite de segunda-feira (29).

Segundo o presidente da SGA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a liberação do meganavio.

Com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, o navio de bandeira panamenha e operado pela empresa Evergreen foi encaminhado para uma área de espera no canal, onde vai passar por inspeção.

A margem do canal onde o Ever Given encalhou foi escavada desde a semana passada, enquanto dragas tiravam areia do fundo do canal e rebocadores tentavam mover o meganavio.

Cerca de 30 mil metros cúbicos de areia foram dragados para recolocar o navio em flutuação, e foram necessários 13 rebocadores para empurrá-lo.

Nesta segunda-feira, a força tarefa conseguiu fazer a embarcação flutuar "parcialmente" e contou com a ajuda da maré para conseguir manobrá-lo por completo.

Nos períodos de lua cheia, acontece a chamada “maré de sizígia”, quando Lua e Sol ficam alinhados à Terra. Isso gera uma forte atração gravitacional, então a maré cheia fica especialmente mais alta.

No Canal de Suez, a maré chegou a subir mais de dois metros e ajudou as equipes que trabalhavam com 13 rebocadores e que corrigiram a direção do cargueiro.

Inaugurado em 1869 para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, o Canal de Suez é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.

Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km no Egito que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.

A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adiciona de uma a duas semanas à viagem.

Cerca de 50 navios passaram por dia no canal em 2019, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios de contêineres, e a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet