Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:44:21
informe o texto

Notícias / Variedades

31/03/2021 às 08:28

Por que todas as músicas dos Barões começam do mesmo jeito?

'Barões da igualzinha?' Artistas mais tocados do Brasil têm músicas que começam todas iguais.

Por que todas as músicas dos Barões começam do mesmo jeito?

Foto: Reprodução

Você já deve ter ouvido esse som - e não foi pouco. Todos os dias, milhões de brasileiros dão o play nos Barões da Pisadinha e ouvem a mesma virada de bateria eletrônica, não importa a faixa. As músicas dos artistas mais tocados do Brasil começam sempre do mesmo jeito. Veja o vídeo acima.

De onde saiu essa virada? Como ela é montada? Por que os Barões não dão uma mudadinha? Em busca dessas respostas, o G1 falou com Felipe Barão, tecladista do duo baiano, e com outros produtores do estilo. As respostas ajudam a entender a pegada da pisadinha:

 
  • Esse forró todo feito no teclado sempre busca arranjos muito simples. Felipe Barão e DJ Ivis, outro destaque do ritmo, repetem o mesmo lema: "menos é mais".
  • Além disso, o sucesso exige identidade, uma marca registrada. Cada artista de sucesso tem a sua "batida", com viradas que são sua cara.
  • Alguns tecladistas têm três ou quatro viradas e variam as aberturas com elas. Outros, como os Barões, são radicais: tudo começa do mesmo jeito.
  • A vantagem é que o ouvinte identifica de cara os Barões. Mas aí fica difícil diferenciar. Que música dos Barões é essa mesmo? É uma dúvida comum...
  • Eles baixam na internet pacotes com sons de bateria e montam no teclado a base e as viradas (trechos na bateria que marcam transições da música, como na introdução).
  • O único instrumento é o teclado. É como uma banda inteira, inclusive a bateria, reproduzida nas teclas, geralmente de um Yamaha S670 ou do novo Yamaha SX600 (cerca de R$ 5,5 mil).
  • Os pacotes rolam soltos na internet. Qualquer tecladista pode baixar o "pack dos Barões" e montar a batida com os mesmo timbres deles.
  • "Desde quando decidi fazer o ritmo de pisadinha dos Barões, pensei num som de fácil entendimento, uma coisa direta e simples, que ia soar melhor no ouvido das pessoas", diz Felipe, tecladista e produtor dos Barões da Pisadinha, ao lado do irmão Rodrigo, vocalista.

"A virada não podia ser diferente do ritmo. Coisa simples, fácil, feita num teclado, caseiro, mas de coração e muito suíngue. Como diz o ditado: o pouco se torna o muito. E essa é a intenção da virada dos Barões da Pisadinha", diz Felipe Barão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet