Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
06:36:13
informe o texto

Notícias / Geral

01/04/2021 às 11:00

VG tem 48h para justificar ao TCE por que não aplicou 65% das doses recebidas

Segundo levantamento do órgão de controle, VG aplicou apenas 10,2 mil das 29 mil doses recebidas

Camilla Zeni

VG tem 48h para justificar ao TCE por que não aplicou 65% das doses recebidas

Foto: Secom VG

Diante do baixo percentual de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso, que levou o estado a ser o 8º pior na aplicação de doses, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu 48 horas para 64 prefeituras justificarem o motivo da demora e adotarem providências. Um desses municípios é Várzea Grande. 

A demora na distribuição dos imunizantes chamou a atenção do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC), que pediu ao TCE a apuração do caso. Segundo o procurador-geral do MPE, Alisson Alencar, Várzea Grande aplicou apenas 35% das doses recebidas. 

Conforme o relatório do órgão de controle, Várzea Grande já recebeu 29.056 doses, e aplicou, 10.262 delas até o dia 29 de março, quando os dados foram coletados. Dessa forma, mais de 65% dos imunizantes ainda não foram repassados à população. 

Além de Várzea Grande, outros municípios da baixada cuiabana foram listados pelo TCE. É o caso de Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Nobres, Rosário Oeste e Acorizal.

Em uma nota de fiscalização emitida pelo TCE, a equipe técnica da Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente recomendou que os municípios intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários por meio de mutirões nos fins de semana, ampliação dos locais de vacinação e funcionamento dos postos em horário estendido. Também foi recomendado um sistema itinerante de aplicação das doses nas regiões onde se encontram os grupos prioritários.

Dados inconsistentes

O número de vacinas aplicadas divulgado pelo TCE, porém, difere do que anuncia a Prefeitura de Várzea Grande. De acordo com a Secretaria de Comunicação, mais de 15 mil moradores já haviam sido vacinados até o dia 27 de março. 

Conforme o município, foram recebidas 26.276 doses, sendo 18,5 mil para a primeira aplicação e 7,7 mil para a segunda. Dessas, 12.256 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e outras 3.454 já receberam a segunda dose. 

Em Várzea Grande já foi realizado um mutirão de vacinação no último fim de semana, quando 3.112 doses foram aplicadas em um único dia. Para este 1º de abril, quando a vacinação é realizada no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a estimativa é de que mais 2.400 idosos sejam vacinados.

Para conferir a notificação do TCE e os 64 municípios listados, clique aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet