Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:36:42
informe o texto

Notícias / Geral

03/04/2021 às 16:07

Saiba o que fazer diante da dificuldade de agendar a vacinação contra covid-19 na Capital

Leiagora levantou algumas das principais reclamações e trouxe a orientação de como agir diante de cada uma delas

Eduarda Fernandes

Saiba o que fazer diante da dificuldade de agendar a vacinação contra covid-19 na Capital

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

São constantes os relatos de dificuldade para agendar o tão esperado dia de receber a vacina contra a covid-19, em Cuiabá. Atualmente, a Capital está aplicando o imunizante em idosos com 70 a 74 anos, faixa etária esta que tem mais de 13 mil pessoas. A alta demanda é o motivo, segundo a prefeitura, para a demora no agendamento, tendo em vista que são liberadas de 1 mil a 1,5 mil vagas por dia. Pode demorar, mas todos vão conseguir, garante o poder público municipal.

Outra questão é que nem todos os idosos têm acesso ou facilidade para ficarem sentados por horas - até dias - diante de um computador, numa verdadeira corrida contra o tempo, para conseguir concluir o agendamento. É necessária uma combinação de agilidade e sorte, relata quem já passou por isso. Para estes casos, que são maioria, a prefeitura orienta que busquem a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima, pois lá os profissionais de saúde farão o agendamento.

Leia também - MPE pede que Justiça dê 24 horas para Cuiabá criar novos polos de vacinação

“Existem muitas barreiras, muita dificuldade para que as pessoas acessem o agendamento da vacina, a questão está no agendamento. Eu que tenho internet, trabalho com internet direto, tive imensas dificuldades, imagine quem não tem internet. E é vacinação de idosos. Fico muito impressionada com essa coisa de dificultar, essa burocratização demasiada”, aponta ao Leiagora a cineasta, professora universitária da UFMT aposentada e orientadora de mestrandos e doutorandos no ECCO, Marithê Azevedo, que contou com a ajuda da filha, que mora em Diamantino, para agendar a vacinação.

Outra observação de Marithê é quanto à centralização da aplicação da vacina em apenas um lugar. Hoje, a vacinação na Capital é feita no Centro de Eventos do Pantanal, o que gera longas filas de espera. A prefeitura atribui essa culpa às pessoas, que procuram o local de vacinação com muitas horas de antecedência ao horário que foram marcadas. Além disso, explica que é preciso observar os vacinados por alguns minutos depois que o imunizante é aplicado.

Tal situação, contudo, chamou atenção o Ministério Público de Mato Grosso, que, nesta quinta-feira (1), pediu à Justiça que determine ao município de Cuiabá a criação de polos regionais de vacinação, em 24 horas.

Sensibilizada pela experiência, Marithê reforça que sua indignação não diminui por ter conseguido efetuar o agendamento e se preocupa com aqueles que ainda estão à frente do computador.

"Não precisava ser essa roleta da sorte, não, gente. Isso é cruel, você ficar nessa tentativa de quem vai primeiro, quem ganha primeiro, quem clica primeiro. É horrível, dá uma sensação muito ruim. Eles precisam facilitar, descentralizar. Em vários lugares é descentralizado. Agora, numa cidade imensa como essa, numa Capital, só vacina num lugar? Não, é demais, eles precisam se organizar melhor. Isso não é brincadeira”, desabafa.

Perdi o dia, e agora?
Com relação aqueles que por qualquer motivo, seja idoso ou profissional da saúde, não tenham conseguido ir até o local de vacinação, é necessário enviar um e-mail para suporte.ctisms@cuiaba.mt.gov.br ou cadastrocba.covid@gmail.com e solicitar a exclusão do agendamento e agendar novamente.

A prefeitura garante que se a pessoa não compareceu no dia agendado, o nome dela não será listado como vacinado e ela poderá ser imunizada normalmente após novo agendamento.

Erro no agendamento

Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, explica que ela deve mandar um email para cadastrocba.covid@gmail.com e solicitar o cancelamento do agendamento. Após receber a resposta, agenda novamente.

Já quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário tentar no dia seguinte.

Um dos erros mais comuns é no campo “Grupo de risco”, pois muitos não selecionam o grupo certo. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

Quando agendar a segunda dose?

Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, é preciso ficar atento para fazer o agendamento da segunda dose pelo site da prefeitura.

Testei positivo, posso vacinar?

A recomendação do Plano Nacional de Imunização é que pessoas que tiveram covid-19 e foram internadas só devem ser vacinadas após 30 dias da alta médica. Já os que não precisaram ser internados, podem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

Veja abaixo o passo a passo do agendamento:

-Entre no site www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner do “Vacina Cuiabá”;

-Clique em Pré Cadastro;

-Clique em Aceitar e Continuar;

-No campo Tipo de Dose escolha Primeira Dose e clique em próximo passo;

-No campo Grupo de Risco escolher Idosos (acima de 70 anos) e clique em próximo passo;

-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo informe sua profissão, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);

-Clique em enviar cadastro;

-No campo Agendar sua Triagem selecione a data e o horário e clique em Solicitar Agenda;

-Os idosos não precisam imprimir o QR Code. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet