Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:05:23
informe o texto

Notícias / Geral

04/04/2021 às 11:18

Após Anvisa estender validade, 2,8 milhões de testes para Covid seguem encalhados

Exames vencem em junho de 2021. Ministério da Saúde já considera a possibilidade de a Anvisa ampliar, novamente, o prazo

DO METRÓPOLES

Após Anvisa estender validade, 2,8 milhões de testes para Covid seguem encalhados

Foto: Reprodução

Cerca de 2,8 milhões de testes RT-PCR para detectar a Covid-19 seguem encalhados no Ministério da Saúde, mesmo após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estender o prazo de validade até junho deste ano.

Em dezembro do ano passado, a Anvisa prorrogou, por mais quatro meses, o vencimento de 6,9 milhões de exames que estavam prestes a ser descartados, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

Ao Metrópoles, o Ministério da Saúde informou, nessa quarta-feira (31/3), que, desse total, 4,1 milhões foram enviados aos estados e ao Distrito Federal.

Isso não significa, contudo, que mesmo os exames enviados às unidades federativas tenham sido aplicados, uma vez que os governos estaduais também compraram testes para identificar o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O Ministério da Saúde ressaltou a possibilidade de nova avaliação da Anvisa para estender o prazo de validade desses exames estocados.

A agência informou ao Metrópoles, porém, que ainda não tem “perspectiva do que poderá ocorrer com os referidos testes”, que foram comprados em abril de 2020 por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Ao estender o prazo de validade, a Anvisa condicionou a decisão a medidas de monitoramento das condições de armazenamento e da avaliação laboratorial que deverá avaliar se os produtos mantêm o perfil de eficiência.

Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu que “trabalha, juntamente com os estados e municípios, para que nenhum teste perca a validade”. A pasta disse ter gastado mais de R$ 1,1 bilhão em exames.

Uma das formas usadas pelo Ministério da Saúde para tentar esvaziar o estoque foi oferecer doação de 970 mil exames para o Haiti. O país caribenho, no entanto, recusou a oferta, aceitando apenas 30 mil, segundo revelou o colunista Guilherme Amado, da revista Época.

Dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde, apontam que o sistema público aplicou até agora 13,058 milhões de testes RT-PCR, que têm resultado mais preciso se comparado a testes rápidos e sorológicos.

Inicialmente, a meta era superar 24 milhões de exames RT-PCR até dezembro de 2020.
Em março de 2021, foram aplicados cerca de 1,4 milhão de exames RT-PCR. Em dezembro de 2020, esse número foi de 1,8 milhão, o maior número para um mês desde o início da pandemia.

Os dados foram apresentados na terça-feira (30/3), durante reunião ordinária da comissão intergestores tripartite, que envolve o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais e a OPAS.

A taxa de positividade desses exames é de 33,5%, bem superior ao limite de 5%, indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como patamar indicativo de que a pandemia de Covid-19 está controlada.

Hoje, Canadá, Portugal e Reino Unido, por exemplo, têm taxa de positividade de 4,8%, 1,7% e 0,4%, respectivamente. Esses dados são do Our World In Data.

Diretor da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal (SIDF), José David Urbaez explica que esses dados representam, mais uma vez, uma “política pública” do governo federal de negar a pandemia.

“O Brasil está se limitando basicamente à pessoa que tem sintomas da doença. Estamos testando muito pouco. É mais um dos fatores que apontam a ausência de ferramentas potentes de controles da pandemia”, diz.

Urbaez destaca, ainda, que o país não tem usado somente o teste molecular (RT-PCR) para diagnóstico da pandemia, mas também testes rápidos e de sorologia, “onde há uma distorção enorme do resultado”.

Se contar com esses exames, e incluir ainda aqueles que foram realizados em laboratórios privados, o país aplicou 44,3 milhões de testes para detectar o novo coronavírus.

O número equivale a 20,7% da população do país (desconsiderando, portanto, a possibilidade de uma mesma pessoa ter realizado o exame mais de uma vez). Ou seja, 207 testes por 1 mil habitantes.

Dinamarca, Israel e Estados Unidos, por exemplo, têm 3,7 mil, 1,7 mil e 1,1 mil testes para cada 1 mil habitantes.

“Negou-se a falta de oxigênio para o Amazonas; negou-se no início, e ainda continua se negando, a magnitude da crise humanitária. Seria improvável, então, que a administração pública acelerasse a distribuição desses testes”, complementa o infectologista.

 
Da Agência Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet