Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
09:30:40
informe o texto

Notícias / Política

04/04/2021 às 13:42

CPI da Piscina Pública segue sem avanço em Chapada dos Guimarães

Nova gestão afirma que não há previsão para resolver obra abandonada por Thelma de Oliveira, que prometeu aplicar 30% do IPTU na reforma em 2019

Leiagora

CPI da Piscina Pública segue sem avanço em Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

Há quase dois anos a Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) da Piscina Pública, aberta na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá), segue inconclusiva e a reforma do espaço inacada.

A criação da CPI se deu ainda em 2019 para apurar a reforma da piscina do município e, segundo o parlamento, nada do que consta no projeto foi realizado. Na época, o pedido de investigação foi assinado pelos parlamentares Bozó (Edimilson de Freitas do MDB)  e Joair Siqueira (PSB), que foram os autores da CPI, Michele do Banco (PP) Mariano Fidelis dos Santos Filho (PDT), Rosa Lisboa (PR) e o ex-presidente da Casa Legislativa e atual vice-prefeito Carlinhos ( Carlos Eduardo de Lima, do PDT).

Os vereadores chegaram a visitar o espaço e constataram que a obra se resumia a pintura e encascalhamento do fundo da piscina. Também foi construído um pequeno parque infantil que utilizou madeira doada e que foi removido do Bosque Jonas Oliveira Martins sem explicações à comunidade chapadense.

O problema na obra da piscina começou em 2019, quando a Prefeitura Municipal garantiu à população que 30% do valor arrecadado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) seria aplicado em uma reforma na piscina pública.

De acordo com o Portal da Transparência, mais de R$ 3 milhões foram arrecadados no ano de 2019. Se cumprisse o que foi dito pelo Executivo, à época sob o comando da prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), a reforma teria R$ 900 mil garantidos. Com esse valor, também seria possível revitalizar o  bosque onde se encontra a piscina pública. A região, por décadas, foi um espaço de lazer para a comunidade de Chapada dos Guimarães e os turistas.

Queda na arrecadação

A falta de conclusão da obra chegou a gerar uma queda superior a 60% na arrecadação do IPTU de Chapada dos Guimarães. “A população ficou desmotivada. Agora, além de tentar resolver as contas dos municípios, a nova gestão está oferecendo 50% de desconto para estimular os cidadãos a voltarem a contribuir com o município”, explicou o vice-prefeito Carlinhos.

Memórias

“A piscina nos traz boas lembranças por ser uma das poucas áreas de lazer da cidade.“, diz Caiubi Kuhn, professor universitário e ex-morador de Chapada dos Guimarães, onde ainda vive sua família.

Hoje o local se encontra abandonado e se transformou em um ponto de propagação de doenças. “Não se trata apenas de reforma. É necessário também serviço de salvamento (salva-vidas), acompanhamento da área e, o mais importante, um monitoramento na qualidade da água.”, diz Caiubi.

Em 2020, após reclamações sobre o atraso na entrega da piscina, a agora ex-prefeita negou, em entrevista à imprensa, que a obra estaria paralisada. Ela justificou que a demora no processo dos trabalhos ocorreu devido ao período chuvoso. Até março de 2021, a piscina pública de Chapada segue abandonada. A ex-prefeita Thelma de Oliveira foi procurada para comentar sobre a obra, mas não respondeu aos questionamentos.

 
Por Maria Luiza Pereira Schuh,
do Laboratório de Comunicação e Cultura a Lente
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet