Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
14:09:45
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2021 às 18:48

Coren investiga profissional que derramou dose ao vacinar idosa contra covid-19

Dose da vacina escorreu pelo braço da idosa e, depois, ao retirar a seringa, a agulha ficou inserida no braço dela, sendo necessário rosqueá-la à seringa

Eduarda Fernandes

Coren investiga profissional que derramou dose ao vacinar idosa contra covid-19

Foto: Reprodução

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) abriu, nesta segunda-feira (5), um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar denúncia de negligência, imperícia e imprudência na vacinação de idosos contra a covid-19, em Cuiabá.

Na última quinta-feira (1º), uma profissional teria cometido erros graves durante a imunização da senhora Antonieta Teixeira Viana, 83 anos, no drive-thru  montado no Centro de Vacinação, localizado no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital.

Durante o procedimento, a aplicadora teria demonstrado imperícia ao não afixar de forma correta a agulha na seringa de vacinação provocando o vazamento do imunizante pelo braço da receptora.

Leia também - Enfermeira diz que major com covid sofreu maus tratos em hospital da capital


Depois, ao tentar retirar a agulha a mesma teria se soltado da seringa, sendo necessário o rosqueamento correto. Por fim, a profissional colou um adesivo no local da aplicação, limpou o braço da senhora e a liberou, sem nova aplicação correta.

O Coren-MT ressalta que ao verificar o próprio erro, a profissional deveria ter realizado o procedimento correto antes de liberar a idosa. "Tive a oportunidade de ver o vídeo e realmente a denunciante tem toda razão. Ela não só pecou por negligência, por imperícia, mas também por imprudência. Essas três ações constam no nosso Código de Ética, no artigo 45. Ela não prepara bem a seringa, não tem o cuidado de rosquear a agulha no tambor, aspira a vacina, aplica e na hora que vai infundir, o líquido escorre. E depois, na hora que vai retirar a seringa, a agulha fica presa na musculatura da senhora", relata o presidente do Coren,  Antônio César Ribeiro, em  entrevista ao Playagora.

Antônio Ribeira destaca que este caso não foi de má fé da profissional, mas sim de imperícia e falta de cuidado no momento da aplicação. 


O erro na aplicação da dose foi descoberto pela filha da idosa, Irani Viana Abdo, ao assistir ao vídeo que ela mesma gravou. Irani registrou Boletim de Ocorrência no mesmo dia e encaminhou cópia do documento e da filmagem à imprensa.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, o presidente comunicou o caso ao Departamento de Gestão do Exercício Profissional para que tome todas as providências de acordo com as normas da profissão.

“Fica claro neste caso, que houve imperícia, negligência e imprudência por parte da profissional que foi filmada durante a aplicação, o que é previsto no artigo 45, do Código de Ética da profissão. Determinamos fiscalização imediata no local e procedemos com pedido de afastamento da profissional até que tudo seja apurado. Aconselhamos aos familiares de dona Antonieta que entrem em contato com a Secretária Municipal de Saúde formalizando a denúncia para que a vacinação seja feita de forma correta, considerando que visivelmente o conteúdo foi derramado pelo seu braço. A vacinação é direito desta senhora e de todo cidadão”, disse Antônio César Ribeiro.

Nota da Prefeitura

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá enviou a seguinte nota:

- É possível ver que a aplicadora segurou bem a seringa, mas, quando foi retirar, escorreu um pouco do líquido. Então, ela acoplou a agulha na seringa e aplicou novamente o restante do conteúdo. 

- Quando ocorre de vazar parte do conteúdo, é preciso avaliar se foi a maior parte ou não. Caso o vazamento ocorra no momento da aspiração, deve-se trocar a seringa, fazer novamente a aspiração para então aplicar a vacina, o que não foi o caso. 

- A coordenação da campanha conversou com a aplicadora em questão, realizou uma avaliação conjunta entre técnicos e verificou que a vacina foi aplicada em quase sua totalidade. No entanto, até que o caso seja apurado, a aplicadora retornou para sua função de origem na SMS.

- A secretária Ozenira Félix entrou em contato com a filha da idosa vacinada e ofereceu o exame sorológico para confirmar se o organismo gerou anticorpos ou não. Em caso negativo, será feita nova aplicação da vacina. 

- A SMS destaca que desde o dia 20 de janeiro até 5 de abril de 2021, Cuiabá já aplicou 63.459 doses da vacina contra a covid-19, mediante um trabalho sério e empenhado de dezenas de servidores que buscam tão somente contribuir para o fim da pandemia.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet