Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
07:36:05
informe o texto

Notícias / Polícia

06/04/2021 às 13:12

Condutores são flagrados dirigindo alcoolizados e sem habilitação

Os flagrantes ocorreram durante as 58 blitzes de fiscalização de trânsito realizadas nos três meses deste ano em Cuiabá e Várzea Grande

Leiagora

Condutores são flagrados dirigindo alcoolizados e sem habilitação

Foto: Reprodução

Duas condutas gravíssimas vêm sendo flagradas com bastante frequência no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande nas blitzes de fiscalização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano.

Em três meses de operações de fiscalização, foram presos em flagrante 49 motoristas por embriaguez ao volante e 411 pessoas foram flagradas conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A conduta de conduzir veículo sem possuir CNH é uma infração de trânsito prevista no artigo 162, I do Código de Trânsito Brasileiro com penalidade de natureza gravíssima no valor de R$ 880,41.

Quem assume o risco de conduzir um veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está aumentando os riscos de acidentes no trânsito. “Essa é uma conduta que pode gerar consequências graves e até irreversíveis. É um desrespeito à vida. Precisamos compreender que o trânsito seguro é uma responsabilidade e direito de todos. Cada um precisa fazer a sua parte”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.  

Conduzir veículo sob efeito de álcool também é crime previsto no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70, tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.

Flagrantes

Os flagrantes dos condutores conduzindo embriagados e sem possuir habilitação ocorreram durante as 58 blitzes de fiscalização de trânsito realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano em Cuiabá e Várzea Grande.

Nos três meses de operações também foram fiscalizados aproximadamente 4 mil veículos, sendo 1.300 veículos autuados, 741 foram removidos e 180 documentos recolhidos, entre CNH e Licenciamento.

“A fiscalização é uma das ferramentas mais eficazes no cumprimento da legislação. O Detran e a Polícia Militar estão diariamente nas ruas promovendo ações fiscalizatórias de caráter preventivo, educativo e repressivo diante da conduta irregular, ilícita e até nociva que coloca em risco a vida das pessoas no trânsito”, reforçou Kelli. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet