Cuiabá, terça-feira, 13/04/2021
13:05:59
informe o texto

Notícias / Polícia

06/04/2021 às 13:12

Condutores são flagrados dirigindo alcoolizados e sem habilitação

Os flagrantes ocorreram durante as 58 blitzes de fiscalização de trânsito realizadas nos três meses deste ano em Cuiabá e Várzea Grande

Leiagora

Condutores são flagrados dirigindo alcoolizados e sem habilitação

Foto: Reprodução

Duas condutas gravíssimas vêm sendo flagradas com bastante frequência no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande nas blitzes de fiscalização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano.

Em três meses de operações de fiscalização, foram presos em flagrante 49 motoristas por embriaguez ao volante e 411 pessoas foram flagradas conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A conduta de conduzir veículo sem possuir CNH é uma infração de trânsito prevista no artigo 162, I do Código de Trânsito Brasileiro com penalidade de natureza gravíssima no valor de R$ 880,41.

Quem assume o risco de conduzir um veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está aumentando os riscos de acidentes no trânsito. “Essa é uma conduta que pode gerar consequências graves e até irreversíveis. É um desrespeito à vida. Precisamos compreender que o trânsito seguro é uma responsabilidade e direito de todos. Cada um precisa fazer a sua parte”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.  

Conduzir veículo sob efeito de álcool também é crime previsto no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70, tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem a CNH retida e paga multa.

Flagrantes

Os flagrantes dos condutores conduzindo embriagados e sem possuir habilitação ocorreram durante as 58 blitzes de fiscalização de trânsito realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano em Cuiabá e Várzea Grande.

Nos três meses de operações também foram fiscalizados aproximadamente 4 mil veículos, sendo 1.300 veículos autuados, 741 foram removidos e 180 documentos recolhidos, entre CNH e Licenciamento.

“A fiscalização é uma das ferramentas mais eficazes no cumprimento da legislação. O Detran e a Polícia Militar estão diariamente nas ruas promovendo ações fiscalizatórias de caráter preventivo, educativo e repressivo diante da conduta irregular, ilícita e até nociva que coloca em risco a vida das pessoas no trânsito”, reforçou Kelli. 

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet