Cuiabá, terça-feira, 13/04/2021
13:05:16
informe o texto

Notícias / Geral

07/04/2021 às 14:07

Mais de 2 mil veículos comparecem ao Peixe Santo; 10 toneladas foram comercializadas

O projeto ocorre há quase 30 anos e já virou tradição em Cuiabá

Leiagora

Mais de 2 mil veículos comparecem ao Peixe Santo; 10 toneladas foram comercializadas

Foto: Davi Valle

Sucesso na modalidade drive thru, o Peixe Santo comercializou 10.365 kg de peixe durante a semana santa em Cuiabá. Dentre carros e motos, 2462 veículos compareceram ao evento, que aconteceu na última quarta-feira (31), quinta-feira (01) e sexta-feira (02), em quatro pontos da capital: Centro Cultural Silva Freire, Parque Tia Nair, Parque das Águas e Associação dos Criadores de Mato Grosso. O Peixe santo foi coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar.

“Estamos muito satisfeitos com a participação da população em mais um Peixe Santo. Em 2020 não foi possível nos organizarmos, mas este ano, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, montamos uma estrutura que respeitou as medidas de biossegurança e pode garantir que a cultura cuiabana fosse celebrada. Deixo aqui o meu agradecimento a todos que colaboraram na realização do Peixe Santo”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O projeto ocorre há quase 30 anos e já virou tradição em Cuiabá, sendo um evento que reúne, todos os anos, milhares de participantes, com resultado significativo no comércio de peixes. No ano de 2020, o Peixe Santo não ocorreu, em razão das normas de enfrentamento ao novo Coronavírus – COVID 19. Este ano, para manter a tradição e para evitar aglomerações, a Prefeitura irá retornar a execução do projeto, cumprindo as exigências relacionadas à biossegurança, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este ano, 2462 veículos compareceram em três dias de evento, nos quatro pontos de venda da capital. O Parque das Águas foi o local que recebeu maior procura do público com a participação de 679 veículos em três dias e também foi o que mais vendeu, atingindo 3.920 kg de peixe comercializados. A quinta-feira (01), foi o dia de maior procura, com o comparecimento de 1053 veículos, dentre carros e motos nos quatro pontos de venda. A Secretaria de Agricultura, Trabalho e desenvolvimento Econômico calcula que cerca de 7.500 pessoas tenham sido atingidas com a ação.

Todos os pontos de vendas foram estruturados com barracas, sinalização e organização estratégica da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Polícia Militar (PM) para evitar aglomerações e trânsito por acúmulo de veículos.  Cada carro pode adquirir até 5 peixes e cada moto até duas unidades ao valor de R$ 15,90 kg, entre tambaqui, tabatinga e pacú.

O credenciamento das empresas para comercialização do peixe foi realizado por meio de edital. Peixe do Cerrado, Império Peixe Vivo e Dona Fresca foram as habilitadas para venda. Também foi realizada uma doação de 300 unidades aos idosos, feita pela Bom Futuro.

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet