Cuiabá, sábado, 17/04/2021
22:16:59
informe o texto

Notícias / Política

07/04/2021 às 18:14

Dr. Leonardo propõe prorrogação do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil por 3 anos

Objetivo é evitar que o SUS sofra um desabastecimento de 2,9 mil profissionais

Leiagora

Dr. Leonardo propõe prorrogação do Mais Médicos e Médicos pelo Brasil por 3 anos

Foto: Assessoria

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) apresentou Projeto de Lei que propõe a prorrogação dos contratos de profissionais que atuam nos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, por estarem diretamente ligados no combate à pandemia de covid-19. O objetivo é evitar que o Sistema Único de Saúde (SUS) sofra um desabastecimento de 2,9 mil profissionais, cujos contratos já foram prorrogados emergencialmente por um ano e serão encerrados no final de abril.

“Propomos a prorrogação por mais três anos a vigência dos contratos de profissionais de saúde, desde que estejam com contrato vigente e comprovem a atuação no combate à pandemia. Essa é uma forma de garantir a atuação plena desses profissionais por um prazo razoável, até que a situação do sistema de saúde do país se normalize” afirmou o deputado.

Leia também - Emenda de Jayme inclui profissionais da Segurança na prioridade para restituição do IR

O Ministério da Saúde publicou o Edital nº 6, que prorrogou excepcionalmente a permanência de médicos do 19º ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), contratados pelo Edital nº 5, de 11 de março de 2020. Isso estendeu o vínculo desses 2,9 mil profissionais até o final de abril de 2021.

Para findar a dependência desses editais e evitar a falta de médicos no momento que o país enfrenta o colapso da saúde pública, o parlamentar propôs essa prorrogação por um período de três anos.

Conforme trecho do PL 1250/2021, os profissionais de saúde que atuam no Programa Mais Médicos da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, e no Programa Médicos pelo Brasil, da Lei nº 13.958, de 18 de dezembro de 2019, desde que com contrato vigente e comprovadamente atuando no combate à pandemia, terão seus contratos prorrogados por mais três anos.

 
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet