Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:50:14
informe o texto

Notícias / Política

08/04/2021 às 18:42

​Vereadora denuncia falta de medicamentos e insumos no Hospital de Referência Covid-19

Documentos mostram falta de sedativos e sonda para alimentação de pacientes na UTI

Leiagora

​Vereadora denuncia falta de medicamentos e insumos no Hospital de Referência Covid-19

Foto: Luiz Alves/Secom

O Hospital de Referência para Covid-19 de Cuiabá, o antigo Pronto Socorro, está com falta de medicamentos e insumos. De acordo com documentos da própria unidade com data do dia 5 de abril, diversos itens estão com o estoque zerado ou insuficientes.

Conforme denúncia recebida pela vereadora Michelly Alencar (DEM) nesta quinta-feira (8), pacientes entubados na UTI estão prestes a acordar por falta de sedativos. Outro problema grave é a falta de alimentação adequada por falta de sonda nasoenteral. Os profissionais estão tendo que usar um tipo de sonda não apropriada para essa finalidade, o que pode causar outros problemas e comprometer a recuperação dos pacientes. 

São 65 itens que estão com o estoque zerado, crítico ou insuficiente. A vereadora também recebeu documentos que mostram pedido de urgência para a aquisição de insumos para as UPAS.

Michelly entrou em contato com a secretária de Saúde Ozenira Félix para obter informações sobre o processo de compra desses itens e previsão de entrega, mas não obteve resposta. A parlamentar irá encaminhar todos os documentos que recebeu para o Ministério Público do Estado.

“É revoltante essa situação. Como deixam faltar o básico no principal hospital público de Cuiabá para tratamento de pacientes com Covid? É difícil imaginar um paciente na UTI acordando fora do momento adequado por falta de sedativo! Se esses documentos chegaram até mim é porque os profissionais que estão lá dentro não aguentam mais essa situação, é desesperador”, disse a vereadora.

A parlamentar mostrou em suas redes sociais parte desses documentos, mas preferiu não divulgar os nomes dos profissionais que assinam essas cobranças para não expô-los. “Infelizmente, no dia do aniversário de Cuiabá, não era essa a notícia que gostaríamos de dar. Esperamos que a situação seja resolvida o mais rápido possível, estamos falando de vidas”, disse a vereadora.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet