Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:10:59
informe o texto

Notícias / Política

09/04/2021 às 08:00

Emanuel vai à Justiça contra consulta pública do BRT via email: ‘não adianta fingir’

Prefeito avaliou que consulta via email não chega à população e questionou critérios do governo para a escolha do modelo

Camilla Zeni

Emanuel vai à Justiça contra consulta pública do BRT via email: ‘não adianta fingir’

Foto: Marcus Mesquita/Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que vai acionar a Justiça Federal contra o modelo escolhido pelo Governo do Estado para consulta pública com a população, a respeito da mudança do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, em inglês). 

Desde o dia 31 de março o governo disponibiliza, na página de consulta pública na Secretaria de Infraestrutura e Logística, os documentos técnicos a respeito da implantação do BRT e um relatório de consolidação do VLT e do novo modal. Entretanto, os interessados em tirar dúvidas ou dar sugestões deverão fazê-lo por email até o dia 16 de abril, quando encerra o período de consulta pública. 

“Eu defendo o plebiscito. Vamos ouvir a população cuiabana e várzea-grandense, porque só eles têm legitimidade de escolher o caminho a seguir. Não quer ouvir, quer lançar consulta pública, como foi a decisão judicial? Então faça uma consulta séria. Fazer via email? Daqui a pouco vai estar usando fax, telex para tentar ouvir a população. Eu me arrisco dizer que a maioria da população não tem email. E não é dessa forma que a Justiça determinou”, comentou revoltado o prefeito Emanuel Pinheiro, em entrevista à rádio CBN Cuiabá nessa quinta-feira (8). 

Segundo o prefeito, ele deverá acionar a Justiça novamente, dessa vez contra o modelo de consulta pública realizado. Isso porque, em sua visão, a consulta via email não chegará a toda a população.

“É claro que eu vou judicializar. Eu quero ver a população ser respeitada. A população cuiabana tem que ser ouvida e não fingir que está sendo ouvida. Tem que ser ouvida mesmo. Essa história de email… que banco de dados é esse? Toda a cidade tem email? Está sendo ouvida de forma representativa? Com base em quê? Como que está sendo feito? Então, está me parecendo muito mais uma medida para atender a ordem judicial do que vontade de resolver o problema”, complementou.

A decisão judicial pela consulta pública foi dada pelo juiz Ciro José de Andrade Arapiraca, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, em um processo movido pela Prefeitura de Cuiabá. Nele, Emanuel pedia que a Justiça suspendesse todos os atos administrativos que fossem no sentido de tocar a mudança do modal de transporte antes que o município fosse ouvido sobre o caso. 

“Tem que fazer consulta pública, ouvir as Câmaras Municipais, ouvir Cuiabá, ouvir Várzea Grande, ouvir prefeituras, com dados técnicos, responsabilidade e transparência, apresentando os números para a população. Nem projeto o BRT tem, então, com base em que se resolveu trocar o VLT?”, completou o prefeito.

Emanuel também criticou o fato de que a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei autorizando a troca do modal, no contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, sem ouvir a população. Na época, o projeto foi aprovado de forma urgentíssima e uma consulta pública só foi realizada quase três semanas depois. 

Para o prefeito, o governo do Estado deve chamar para o diálogo os 11 representantes de Mato Grosso que atuam no Congresso Nacional, também em uma articulação para conseguir tirar o modal do papel. Emanuel foi taxativo em afirmar que não é contra o BRT, mas pede que seja ouvido e lhe seja apresentado o relatório técnico que demonstra que o ônibus é melhor que o VLT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet