Cuiabá, sexta-feira, 14/05/2021
19:20:54
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

09/04/2021 às 13:23

Carteira do Idoso

Leiagora

Carteira do Idoso

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência informou os procedimentos para emissão da Carteira do Idoso após determinação do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS.

Dentre os benefícios garantidos estão o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais. As alterações foram publicadas por meio da portaria de nº 008/2021 no Gazeta Municipal de 6 de abril. 

O prazo para adequação é de até 180 dias para organizar e implantar o fluxo e o sistema atual de fornecimento da Carteira do Idoso nos municípios. No entanto, Cuiabá vem aplicando o novo fluxograma. 

Conforme estabelecido por meio da Resolução CIT nº 1, de 28 de janeiro de 2021 que altera a Resolução nº 04 de 18 de abril de 2007, o documento poderá ser emitido pela Secretaria como também pelo próprio cidadão.

O pré-requisito para emissão da carteira é que o idoso esteja cadastrado no Cadastro Único. Válido ressaltar que, só tem direito a carteira, aquele idoso acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

O acesso à plataforma da carteira da pessoa idosa se dará por meio de conta gov. br, que garante a identificação pessoal para acessar os serviços digitais do governo federal.

O endereço de acesso é https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.

Feita a solicitação, a carteira terá numeração nacional podendo ser no formato digital ou impresso. 

 
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet