Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
18:05:56
informe o texto

Notícias / Judiciário

12/04/2021 às 08:00

Juiz cita falta de profissionais e manda soltar enfermeira acusada de roubar testes de covid-19

Magistrado observou que ela não tem antecedentes, possui residência fixa, trabalho e dependentes. A mulher também foi obrigada a continuar atuando na linha de frente contra a covid

Camilla Zeni

Juiz cita falta de profissionais e manda soltar enfermeira acusada de roubar testes de covid-19

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A enfermeira G.G.T, de 44 anos, presa em flagrante nesse domingo (11) acusada de roubar testes de covid-19 do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, foi solta pela Justiça ao passar por audiência de custódia. 

De acordo com o juiz Marcos Faleiros, plantonista e responsável pela 11ª Vara Criminal de Cuiabá, a decisão foi tomada considerando a escassez de profissionais da saúde para atuar na linha de frente contra a covid-19. 

"Vale ressaltar que é notória a comoção social com relação a casos similares, envolvendo crimes semelhantes praticados em momento de pandemia. Entretanto, apesar dos fatos serem extremamente graves, entendo que neste momento atual que vivenciamos seria prejudicial a perda de uma profissional com 11 anos de experiência que poderá estar salvando vidas, laborando na linha de frente da covid", diz trecho da decisão assinada ontem.

O magistrado também destacou que a enfermeira é primária, tem moradia fixa e dependentes. Conforme Faleiros, não há nada que justifique, portanto, a custódia da acusada. 

"Assim, tenho que a autuada não se apresenta, neste momento, como um risco para sociedade, motivo pelo qual não se verifica qualquer outra situação que possa justificar a prisão cautelar da mesma, de modo que se impõe que seja concedido o benefício da liberdade provisória", explicou o magistrado. 

Ainda segundo informações obtidas pelo Leiagora, uma supervisora da profissional pediu à Justiça que não a afastasse do trabalho após sua soltura, o que foi permitido. 

Como medida cautelar para sua liberdade, o juiz determinou que ela permaneça trabalhando na linha de frente contra a covid-19. Ainda, que, caso seja dispensada da Santa Casa, procure outra unidade covid-19 para atender.

O caso

De acordo com a Polícia Civil, denúncia levada à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) dava conta de que uma profissional da Santa Casa teria roubado diversos kits de testagem da covid-19, bem como materiais de acesso venoso e nasal, que são de uso estritamente hospitalar. 

Já no local, a bolsa da enfermeira foi revistada, onde uma sacola preta, com os diversos itens, foi localizada. Eram 25 cotonetes em um envelope plástico lacrado; um frasco de reagente; 25 frascos para pipetagem; dois equipos macrogotas; dois equipos dupla via; quatro cateteres nasais tipo óculos de oxigênio e vários cateteres intravenosos de marcas diversas.

À Polícia, a mulher alegou desconhecimento da maioria dos itens encontrados na bolsa, tendo afirmado apenas que reconhecia os cateteres nasais e alegando que os mantinha em sua bolsa para casos de emergência de estabilização. Ela também afirmou que esses itens eram seus particulares e não do hospital. 

Um profissional de enfermagem ouvido na delegacia divergiu, porém, afirmando que todos os materiais encontrados com a enfermeira são de propriedade do hospital e que os códigos que constam são de controle interno da farmácia da unidade, como forma de saber como está sendo utilizado. Ele informou ainda que a profissional detida tinha a função da triagem dos pacientes, o que não abrangia a realização de testes covid, que é realizada por enfermeiros próprios da unidade hospitalar. Ele destacou que servidor do hospital não tem autorização para sair com medicamentos ou instrumentos de trabalho.

A diretora do hospital compareceu à DHPP e também atestou a propriedade do material encontrado como sendo da unidade e frisou que os equipamentos de acesso venoso e nasal são de aquisição e uso estritamente médico hospitalar.

A Polícia Civil também conseguiu acessar ao celular da enfermeira, com seu consentimento, e localizou uma conversa na qual ela negocia serviços com um médico. Aí, ela pergunta se ele precisaria de algum material e diz que ela pode resolver, caso falte algo. 

A enfermeira foi autuada por peculato, uma vez que, apesar de não ser concursada da Secretaria de Estado de Saúde, atuava em uma unidade pública hospitalar. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet