Cuiabá, sexta-feira, 14/05/2021
18:12:23
informe o texto

Notícias / Política

12/04/2021 às 12:12

VG amplia horário de atividades religiosas e libera consumo de bebida alcoólica no local

A partir de agora, os templos religiosos podem voltar a realizar cerimônias, missas ou cultos, das 5h até as 20h

Kamila Arruda

VG amplia horário de atividades religiosas e libera consumo de bebida alcoólica no local

Prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB).

Foto: Prefeitura de VG

Em novo decreto, o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) ampliou o horário de funcionamento de igrejas e edifícios religiosos. A partir de agora, os templos religiosos podem voltar a realizar cerimônias, missas ou cultos, das 5h até as 20h.

Além disso, o emedebista ainda liberou o consumo de bebida alcoólica no local, em restaurantes, pizzarias e lanchonetes, desde que seja respeitado o limite de até 50% de capacidade de lotação do local.

Os horários de funcionamento desses estabelecimentos, contudo, continuam o mesmo. De segunda-feira a sexta-feira poderão abrir as portas das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 14h.

O sistema drive-thru e take-away está liberado todos os dias até as 20h45, e o delivery até as 23h59.

Por outro lado, continua restrito a realização de eventos sociais, públicos ou privados, limitados a uma quantidade de 20% da capacidade do local.

O novo decreto com normas de enfrentamento à covid-19 foi publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira (12). Em todas as situações é exigido dos estabelecimentos a disponibilização de produtos para higienização de mãos e calçados, o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, controle do acesso de pessoas do grupo de risco nos estabelecimentos, inclusive, pessoas com idade superior a 60 anos, e a proibição da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial.

Apesar da flexibilidade, o chefe do Executivo Municipal não há alteração no que tange a situação de emergência no âmbito da saúde pública no município. A medida foi decretada por 60 dias, a contar do dia 5 de abril, e mantém rígida a fiscalização para o cumprimento do decreto.

“Utilizaremos todos os esforços necessários para que os decretos e as medidas de biosegurança sejam cumpridas. Ampliamos o horário para a realização de cultos e missas, porém restringimos a quantidade de pessoas no interior desses recintos a 20% da capacidade do local. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Por isso é necessário que todos façam a sua parte. O momento ainda requer conscientização das pessoas, até que toda a população seja devidamente vacinada”, completou.  

De acordo com ele, a equipe de fiscalização continuará atuando de forma rígida, a fim de evitar aglomerações. “Estão atuando diariamente em toda a cidade para evitar aglomerações e fazer cumprir as medidas adotadas pelo Decreto Municipal e para salvar vidas”, garantiu.

As equipes de fiscalização do município de Várzea Grande são composta por agentes da Secretaria de Defesa Social, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Procon, Código de Postura e Guarda Municipal, além das Polícias Civil e Militar.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet