Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
10:26:21
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2021 às 13:58

Botelho apoia CPI da Covid nacional, mas descarta investigação em MT: ‘não tem fatos’

Deputado reconheceu ritmo lento na aplicação de doses de vacina, mas não vê como motivo para CPI

Camilla Zeni

Botelho apoia CPI da Covid nacional, mas descarta investigação em MT: ‘não tem fatos’

Foto: JLSiqueira/ALMT

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) não vê motivos para que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) faça a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ações estaduais durante a pandemia da covid-19. Para o deputado, não há nenhum fato que justifique a investigação. 

“Nós não vamos abrir CPI aqui só porque abriu lá. Qual fato que teve aqui que justifique a abertura da CPI?”, comentou Botelho durante entrevista à rádio Vila Real FM, na manhã desta terça-feira (13).

A CPI da Covid foi aberta no Senado Federal nessa segunda-feira (12), para investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia e o colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano. No entanto, alguns senadores propuseram que o foco fosse ampliado para abranger os governos estaduais, distritais e municipais. Essa mudança é discutida em Brasília.

Leia também - Mauro diz que Ministério da Saúde sinalizou por pagar vacinas compradas pelo Estado

Botelho concordou que foram registradas falhas na condução da pandemia e na distribuição de vacinas em Mato Grosso, mas, quando questionado sobre uma possível investigação estadual para subsidiar os trabalhos do Senado, descartou a proposta. 

“Eu acho que aqui nós não temos nenhum fato que justifique a abertura de CPI. Agora, eu acho que a CPI nacional tem, sim, que investigar estados que foram totalmente omissos, que têm vários problemas. Não vão investigar todos os municípios e nem todos os estados, mas aqueles onde tiverem denúncias com fatos relevantes, com certeza, que vão atrás da investigação. Agora, aqui na Assembleia nós não temos nenhum fato que possa gerar a necessidade de uma CPI aqui no estado”, comentou o parlamentar.

O deputado ainda acrescentou que, se estivesse no Senado, também assinaria o pedido de abertura da CPI, por concordar que houve falha em outros estados, lembrando inclusive casos de desvios. “O governo federal errou, e tem muitos municípios que erraram”, concluiu. 

Já em relação à distribuição de vacinas contra a covid-19, Botelho se juntou ao grupo de políticos que tem cobrado uma posição do governo federal sobre o número reduzido de doses enviadas a Mato Grosso. o parlamentar pontuou que o estado é o último no ranking de vacinação por um problema de gestão. 

“Nós estamos recebendo muito pouca vacina. Nossos deputados federais e senadores têm que agir duro lá. Está faltando ação nesse aspecto. Eles têm que agir em cima para que a gente possa se igualar aos outros estados”, cobrou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet