Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:38:01
informe o texto

Notícias / Política

14/04/2021 às 15:02

Mauro vê redução no envio de vacinas contra a covid e defende liberação da Sputnik

Governador disse que laboratórios contratados pelo Governo Federal não conseguem cumprir cronograma e importação da vacina russa ajudaria MT

Camilla Zeni

Mauro vê redução no envio de vacinas contra a covid e defende liberação da Sputnik

Foto: Mayke Toscano/Secom

Com a liberação das 1,2 milhão de doses da Sputnik V adquiridas pelo Governo de Mato Grosso, o Estado conseguiria vacinar toda a população com mais de 30 anos. A informação foi passada pelo governador Mauro Mendes (DEM), na manhã desta quarta-feira (14), que apontou ainda para a falta de compromisso por parte do governo federal, que não vem cumprindo com o número de vacinas previstos para abril, por exemplo. 

Na ocasião, Mauro comentava sobre a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em analisar o pedido de importação excepcional e temporária dos imunizantes, diante do avanço da pandemia da covid-19 no país. 

"A gente acredita que o bom senso vai liberar [a importação]. São 37 milhões de vacinas. A gente está comprando 1,2 milhão de doses dos componentes A e B, ou seja, estamos comprando para um milhão e 200 mil pessoas. Imagina isso aqui em Mato Grosso? A gente vacina até 30 anos de idade. Praticamente todo mundo", comentou o governador, durante evento no Palácio Paiaguás. 

Leia também - MT pode 'aderir' decisão do STF e importar Sputnik V sem autorização da Anvisa

Segundo o governador, das 37 milhões de doses, compradas em consórcio com outros 11 estados, a primeira entrega já era programada para o final de abril, com 4 milhões de doses. Depois, novas remessas seriam entregues em maio, junho e julho. "Em quatro meses chegaria isso e 37 milhões de brasileiros seriam vacinados", disse. 

Mauro também colocou a preocupação de que, nos próximos meses, o número de imunizantes repassados aos estados, por meio do Plano Nacional de Imunização, diminua. Atualmente, o Governo Federal repassa as vacinas Astrazeneca e Coronavac, produzidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, respectivamente. 

"As vacinas continuam chegando, mas mês passado não foi cumprido aquilo que estava programado. O Butantan cumpriu o que estava programado. A Fiocruz não cumpriu, e esse mês o Butantan encerra o primeiro contrato, que era de 46 milhões de doses. Deve começar outro contrato, mas era para o segundo semestre, então, está no ar um cheiro de redução de chegada de vacinas pelo PNI", disse. 

O governador ainda comentou que o consórcio Covax Facilty, formado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), também não entregou o total de doses previstas para o início de abril, e avaliou que o país está dependente da Fiocruz.

A previsão do laboratório é de entrega de 18 milhões de doses até o início de maio. Entretanto, Mauro afirmou que Mato Grosso tem recebido poucas doses da vacina Astrazeneca. Por isso, ele espera que a Anvisa libere, o mais rápido possível, a importação das doses russas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet