Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
10:43:44
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/04/2021 às 11:00

Juiz recebe denúncia contra PM que passou informações de operação para membros do CV

Foi marcada para a próxima segunda-feira (19), às 13h, a audiência em que decidirá acerca do pedido de revogação da prisão preventiva

Eduarda Fernandes

Juiz recebe denúncia contra PM que passou informações de operação para membros do CV

Foto: Reprodução / PMMT

O juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Militar, recebeu a denúncia contra o policial militar Vanderlei Moreira Xavier, por associação criminosa para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo.

Vanderlei foi preso em 13 de março deste ano por passar informações sobre uma operação da corporação para membros do Comando Vermelho que em Confresa, cidade onde atua. A prisão foi efetuada pelos próprios militares da 3ª Companhia de Polícia Militar de Confresa. O soldado foi preso após determinação do comandante da unidade.

Leia também - Policial militar é preso por colaborar com o Comando Vermelho

“Havendo nos autos material probatório mínimo e potencialmente apto a deflagrar a persecução penal, RECEBO A DENÚNCIA oferecida  pelo  Ministério  Público  contra  o (a, s) acusado (a, s), uma  vez  que preenchidos os  requisitos do  artigo 77 do Código  de Processo  Penal Militar (CPPM) e inocorrentes as hipóteses do artigo 78 do mesmo Codex”, diz trecho da decisão.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) dessa terça-feira (13). Faleiros também atendeu um pleito do Ministério Público e determinou a remessa de cópias integrais do processo à Promotoria de Justiça Cível de Confresa para apurar eventual ato de improbidade administrativa. A Defensoria Pública foi encarregada de fazer a defesa de Vanderlei.

O juiz marcou para a próxima segunda-feira (19), às 13h, a audiência em que decidirá acerca do pedido de revogação da prisão preventiva. A audiência de instrução foi marcada 5 de maio, às 13h30. Na ocasião, serão ouvidas as testemunhas arroladas pela acusação, por videoaudiência.


O soldado se encontra detido em unidade da PM em Vila Rica, sede do 10º Comando Regional, ao qual a 3ª Cia de Confresa está vinculada administrativa e operacionalmente.

A denúncia
Conforme o MP, Vanderlei teria se associado com Roberty Lucas Ferreira Dias e Guilherme Jânio Lima Costa para cometerem crime de tráfico de entorpecentes. “Apurou-se, ainda, que, no âmbito da associação criminosa, o denunciado Sd PM Vanderlei Moreira Xavier ficou responsável pelo fornecimento de informações relacionadas às operações realizadas pela Polícia Militar”.

Na madrugada de 13 de março, a polícia recebeu informações de que estava ocorrendo venda de drogas em uma residência. No endereço, a guarnição viu dois suspeitos correndo e jogando algo no quintal da casa. Ao todo, 15 trouxinhas de maconha foram encontradas.

Depois, Roberty e Guilherme foram detidos. Guilherme tentou se desfazer de seu celular, mas o aparelho e nele visualizadas mensagens enviadas por Vanderlei, alertando-os da ação que seguiria. Em seguida, a guarnição se dirigiu até a casa do PM e o prendeu em flagrante. Com ele também foi encontrada uma pistola sem registro e munições.


O boletim de ocorrência relata que os indivíduos para quem o PM passou as informações são membros da facção Comando Vermelho.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet