Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:55:40
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2021 às 11:20

Pacheco oficializa nomes de senadores para CPI da Covid. Veja lista

Leitura dos nomes de membros indicados por líderes partidários marca o início oficial dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito

Metrópoles

Pacheco oficializa nomes de senadores para CPI da Covid. Veja lista

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), oficializou, nesta quinta-feira (15/4), os nomes dos senadores que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações de governos no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Há, ainda, um impasse sobre quem serão o relator e o presidente. A indicação de nomes para compor a mesa da CPI é o segundo passo para sua instalação. Primeiro, há a leitura do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, que ocorreu nessa terça-feira (13/4), por determinação judicial do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a oficialização dos nomes, veja quem fará parte da CPI:

Titulares:

Eduardo Braga (MDB-AM);
Renan Calheiros MDB-AL);
Ciro Nogueira (PP-PI);
Omar Aziz (PSD-AM);
Otto Alencar (PSD-BA);
​Tasso Jereissati (PSDB-CE);
Eduardo Girão (Podemos-CE);
Marcos Rogério (DEM-RO);
Jorginho Mello (PL-SC);
Humberto Costa (PT-PE); e
Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Suplentes:

Jader Barbalho (MDB-PA);
Luis Carlos Heinze (PP-RS);
Angelo Coronel (PSD-BA);
Marcos do Val (Podemos-ES);
Zequinha Marinho (PSC-PA);
Rogério Carvalho (PT-SE);
Alessandro Vieira (Cidadania-ES).

Governistas em minoria

Em minoria, os governistas terão dificuldades para assumir o comando dos trabalhos. Eles somam quatro dos 11 indicados e são: Marcos Rogério, Jorginho Mello, Ciro Nogueira e Eduardo Girão.

O autor do requerimento da CPI, Randolfe Rodrigues manteve conversas com vários dos indicados. Ele concorda em indicar um nome do MDB, partido que tem a maior bancada e duas vagas, para a relatoria, caso consiga também apoio da legenda para comandar os trabalhos.

O nome apoiado por Randolfe é o do senador Renan Calheiros, que quer muito a relatoria, mas não tem apoio dos governistas. Uma opção mais palatável para a base bolsonarista para fazer o relatório seria o do senador Eduardo Braga.

Geralmente, o presidente da comissão é eleito, de forma simbólica, e tradicionalmente o nome para o cargo é de quem propôs a CPI. O relator não é eleito. Ele é escolhido pelo presidente.

Palatáveis

Os nomes dos senadores Otto Alencar e Tasso Jereissati são outras duas opções mais palatáveis ao Planalto. Os dois parlamentares, no entanto, teriam avisado que não querem a tarefa de presidir os trabalhos em tempos de pandemia.

O presidente do Senado definiu que a reunião de instalação deve ser presencial, com a eleição do presidente e escolha do relator. A partir daí, o presidente da CPI poderá definir como ocorrerão os trabalhos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet