Cuiabá, sábado, 12/06/2021
19:26:40
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2021 às 13:05

Senador Renan Calheiros será relator da CPI da Covid, diz Randolfe

O acordo entre os senadores para a escolha dos relatores foi fechado na manhã desta sexta-feira (16/4)

Metrópoles

Senador Renan Calheiros será relator da CPI da Covid, diz Randolfe

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da CPI da Covid-19, que investiga omissões do governo federal na batalha contra a pandemia.

A comissão será presidida por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os integrantes do colegiado deverão selar o acordo e definir a estratégia de trabalho em reunião na tarde desta sexta-feira (16/4).A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria do senador Randolfe.

Nos bastidores, outros integrantes do Senado confirmam que essa deverá ser a composição do colegiado. Contudo, apesar da decisão, a oficialização só ocorre no dia da instalação.O governo vem trabalhando nos últimos dias para emplacar Aziz na presidência do colegiado, porém Randolfe, como vice, e de Renan Calheiros, como relator, representa revés para o presidente Jair Bolsonaro.

Na função, caberia ao senador do MDB dar o rumo aos trabalhos e produzir o texto final, que poderá ser encaminhado ao Ministério Público e a outros órgãos de controle.

Calheiros já tem apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM) como relator da CPI. Na manhã desta sexta, o parlamentar declarou que apoiará pessoalmente a candidatura de Calheiros e que o MDB, por ter maior bancada da Casa, vai reivindicar a relatoria da CPI.

“O senador Renan Calheiros vem desde o início do processo se colocando como postulador à condição de relator dessa CPI”, disse Braga, em entrevista à GloboNews.

Já Aziz afirmou, também à GloboNews, que não se opõe ao nome de Renan Calheiros como relator. “Renan Calheiros já foi três vezes presidente do Senado, já foi ministro da justiça. Nenhum senão com o senador Renan”, afirmou ele.

“Se nós entramos na CPI e assinamos a CPI porque já temos opinião formada, iremos começar muito mal. A CPI é para investigar fatos. Tem fatos conexos que vamos chegar a pessoas”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet