Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
14:40:52
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2021 às 13:05

Senador Renan Calheiros será relator da CPI da Covid, diz Randolfe

O acordo entre os senadores para a escolha dos relatores foi fechado na manhã desta sexta-feira (16/4)

Metrópoles

Senador Renan Calheiros será relator da CPI da Covid, diz Randolfe

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da CPI da Covid-19, que investiga omissões do governo federal na batalha contra a pandemia.

A comissão será presidida por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os integrantes do colegiado deverão selar o acordo e definir a estratégia de trabalho em reunião na tarde desta sexta-feira (16/4).A informação foi confirmada ao Metrópoles pela assessoria do senador Randolfe.

Nos bastidores, outros integrantes do Senado confirmam que essa deverá ser a composição do colegiado. Contudo, apesar da decisão, a oficialização só ocorre no dia da instalação.O governo vem trabalhando nos últimos dias para emplacar Aziz na presidência do colegiado, porém Randolfe, como vice, e de Renan Calheiros, como relator, representa revés para o presidente Jair Bolsonaro.

Na função, caberia ao senador do MDB dar o rumo aos trabalhos e produzir o texto final, que poderá ser encaminhado ao Ministério Público e a outros órgãos de controle.

Calheiros já tem apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM) como relator da CPI. Na manhã desta sexta, o parlamentar declarou que apoiará pessoalmente a candidatura de Calheiros e que o MDB, por ter maior bancada da Casa, vai reivindicar a relatoria da CPI.

“O senador Renan Calheiros vem desde o início do processo se colocando como postulador à condição de relator dessa CPI”, disse Braga, em entrevista à GloboNews.

Já Aziz afirmou, também à GloboNews, que não se opõe ao nome de Renan Calheiros como relator. “Renan Calheiros já foi três vezes presidente do Senado, já foi ministro da justiça. Nenhum senão com o senador Renan”, afirmou ele.

“Se nós entramos na CPI e assinamos a CPI porque já temos opinião formada, iremos começar muito mal. A CPI é para investigar fatos. Tem fatos conexos que vamos chegar a pessoas”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet