Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:04:16
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2021 às 13:01

Emanuel se diz angustiado e aposta em pressão popular para Anvisa liberar Sputnik

Prefeito disse confiar no Ministério da Saúde e na Anvisa, mas avaliou que burocracia não pode impedir população de ser imunizada

Camilla Zeni

Emanuel se diz angustiado e aposta em pressão popular para Anvisa liberar Sputnik

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

Foto: Luiz Alves/Secom

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MBD), acredita que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai liberar para a importação as vacinas russas Sputnik V, para imunização contra a covid-19. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a agência tem até o dia 28 de abril para dar uma resposta ao pedido.

“Eu tô angustiado também, mas estou confiando que vão acelerar [a análise do pedido], até por pressão da sociedade”, avaliou o prefeito na manhã desta sexta-feira (16), após coletiva de imprensa na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

Emanuel disse que, apesar da demora, confia no trabalho do Ministério da Saúde e no da Anvisa. Ele acredita que os órgãos chegarão em um “meio-termo” para que o uso do medicamento seja regulamentado. No momento, a liberação está travada em razão da falta de documentação. 

“É a mesma coisa que você autorizar uma situação, um empreendimento, sem a segurança para aquilo. Imagina uma vacina, que você lida com a vida da população, com a saúde pública, com a crise sanitária. Então, realmente tem que ter cuidado, mas não um que burocratize e trave a imunização da população. Tem que achar esse meio-termo e é nesse sentido que eu acho que trabalham as autoridades políticas e sanitárias do país”, acrescentou Emanuel.

Dificuldade de importação

A Sputnik V foi a vacina adquirida pelo governo de Mato Grosso e outros 11 estados para acelerar a imunização da população. Ao todo foram contratadas 37 milhões de doses, das quais 1,2 milhão são destinadas a Mato Grosso. 

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), caso o Ministério da Saúde não se disponibilize a pagar pelos imunizantes, as doses serão inteiramente aplicadas na população mato-grossense. Com isso, ele acredita que em até quatro meses conseguirá ter vacinado todo o público com mais de 30 anos. 

Entretanto, ainda existe a possibilidade de que o Ministério da Saúde arque com os custos da vacina e, assim, as doses sejam incorporadas ao Plano Nacional de Imunização. Nesse caso, elas não viriam diretamente a Mato Grosso, mas seriam distribuídas conforme critérios do Governo Federal. 

Ocorre que, para isso, é necessário que a importação das doses seja autorizada pela Anvisa. Nessa semana, o STF determinou que a agência dê uma resposta sobre o pedido até o dia 28 de abril. Passada essa data, segundo o Supremo, o estado do Maranhão, responsável pela ação, estará automaticamente autorizado a fazer a importação. Segundo Mauro Mendes, Mato Grosso poderá “embarcar” na mesma decisão judicial, caso não haja resposta da Anvisa

Nessa quinta-feira (15), porém, a Agência informou ao STF que não consegue fazer uma análise de benefício de risco positiva sobre a Sputnik V até o momento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mauro 16/04/2021 às 00:00

    Angustiado! Como pode estar angustiado por falta de vacina, se as vacinas que já estão disponíveis estão guardadas para a posteridade. Cuiabá e Várzea Grande ao invés de aplicar as vacinas que chegaram, optaram por deixar o remédio estocado, enquanto o povo está morrendo à míngua.

 
Sitevip Internet