Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:21:50
informe o texto

Notícias / Judiciário

16/04/2021 às 14:12

PGR cobra explicação de MT sobre diferença entre número de vacinas enviadas e aplicadas

Ofício recebido nessa quinta aponta que o Estado recebeu 584.800 doses e aplicou 395.642, o que representa 67% das vacinas enviadas

Eduarda Fernandes

PGR cobra explicação de MT sobre diferença entre número de vacinas enviadas e aplicadas

Foto: Tchélo Figueiredo / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) recebeu prazo de 10 dias para explicar a discrepância entre o número de doses de vacina contra covid-19 recebidas do Ministério da Saúde e o total de doses efetivamente aplicadas. Ofício enviado nessa quinta-feira (15) pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Pandemia de Covid-19 (Giac), da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O documento aponta que o Estado recebeu 584.800 doses e aplicou 395.642, figurando entre os piores estados no quesito aplicação. O que representa um percentual de aplicação de 67%. 

A cobrança não foi exclusiva para Mato Grosso. Todos os Estados brasileiros foram oficiados a apresentar esclarecimentos sobre a divergência. Porém, o estado mato-grossense é um dos piores no ranking de aplicação de vacinas. O governador tem jogado a responsabilidade para os municípios, que são os responsáveis por efetivamente aplicar as doses. Porém, há reclamações na logística e demora para os municípios receberem as vacinas. 


Leia também - STJ derruba liminares que determinavam vagas de UTIs covid em Cuiabá


O ofício encaminhado aos estados é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, coordenadora finalística do Giac. No documento, o Gabinete aponta que, segundo o Ministério da Saúde, já foram distribuídas aos estados um total de 48.088.916 doses de vacinas contra a covid-19, mas apenas 32.160.509 foram aplicadas.

Os dados estão disponíveis no vacinômetro da plataforma LocalizaSus. Além do total geral, os ofícios relacionam o total enviado e aplicado em cada estado, registrando a diferença nos números.

O documento aponta também que a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano, com a distribuição de doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz. As pautas de distribuição das vacinas às Unidades Federativas, elaboradas e divulgadas pelo Programa Nacional de Imunizações por meio de Informes Técnicos da Campanha, direcionam a quais públicos as doses devem ser destinadas. O prazo para resposta ao Giac é de dez dias.
Com informações da PGR
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet