Cuiabá, sábado, 20/04/2024
10:09:57
informe o texto

Notícias / Política

18/04/2021 às 14:15

Mauro diz não remoer traição da base, mas joga culpa de quarentena na AL

Governador avaliou que antecipação de feriados teria causado menos prejuízos e poderia ter evitado quarentena

Camilla Zeni

Mauro diz não remoer traição da base, mas joga culpa de quarentena na AL

Foto: Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou não ter intenção de remoer águas passadas, mas colocou nas costas dos deputados estaduais a determinação de quarentena obrigatória expressa no último decreto com medidas restritivas de biossegurança contra a covid-19. 

De acordo com o Mauro, se a Assembleia Legislativa tivesse aprovado a proposta de antecipação de feriados, que aconteceria no final de março e início de abril, possivelmente o decreto restritivo editado pelo Estado, que impôs quarentena em Cuiabá, Várzea Grande e outras 50 cidades, não seria necessário. 

“O governo fez aquilo que era correto. O mundo inteiro fez isso e outros estados brasileiros também. A antecipação [dos feriados] é a forma de minimizar o impacto econômico, a vida da empresa, e aquilo teria evitado lockdown e outras medidas que acabaram trazendo transtornos maiores. Mas foi uma decisão da Assembleia e eles têm poder para isso”, comentou o governador, em entrevista à rádio Jovem Pan Cuiabá, nessa sexta-feira (16). . 

Mauro lembrou que Mato Grosso era - e ainda é - o estado que tem o menor índice de isolamento social. Por isso, explicou que era necessário conter a circulação de pessoas. “Aqui, a maioria das pessoas está tocando a vida como se não existisse pandemia, está circulando da mesma forma. Entretanto, quanto mais as pessoas circulam, mais o vírus circula e mais gente se contamina”, ressaltou.

Por isso, destacou o governador, 14 deputados estaduais estiveram no Palácio Paiaguás, onde, em reunião com o Ministério Público Estadual e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), ficou acordada a realização do feriadão. 

“Não vou ficar remoendo coisas, mas o que aconteceu foi que conversamos com os deputados no dia anterior, explicamos a grave situação e que precisávamos limitar um pouco. No dia anterior tinham lá 14 deputados e eles concordaram. O problema é que à noite eles receberam algumas mensagens. Quando você toma qualquer decisão, você agrada muitos e não agrada alguns. Daí aqueles que normalmente estão contentes, não fazem nada. Agora, os que estão insatisfeitos normalmente reclamam. E aí eles mudaram de opinião no dia seguinte”, finalizou. 

Na época da votação da antecipação de feriados, apenas o deputado Lúdio Cabral (PT), que compõe a oposição ao governo, votou favorável. Lúdio é médico sanitarista e vinha, desde janeiro, cobrando a decretação de quarentena em Mato Grosso. 

Apesar disso, outros deputados também se manifestaram favoráveis à proposta. O primeiro secretário da ALMT, Eduardo Botelho (DEM), votou contra o projeto, segundo ele, por um acordo dos deputados. Contudo, afirmou que era defensor da proposta e reconheceu que, se aprovado, o projeto traria menos prejuízos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet