Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:18:48
informe o texto

Notícias / Geral

17/04/2021 às 08:12

VG cria Disque-Vacina para tirar dúvidas sobre vacinação e medidas vigentes

A ligação é gratuita e poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Leiagora

VG cria Disque-Vacina para tirar dúvidas sobre vacinação e medidas vigentes

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Várzea Grande criou o Disque-Vacina, uma central de atendimento para tirar dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 e as medidas de enfrentamento à pandemia. A ligação é gratuita e poderá ser feita para o número 0800 647 4121, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, incluindo o horário de almoço.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, cita que as dúvidas mais frequentes são de moradores com a faixa etária em vacinação e que perderam o dia do chamamento, além de dificuldade sobre o cadastro, o cartão SUS e se realmente o cidadão é registrado no município. “Estas dúvidas serão esclarecidas pelo serviço 0800”, destaca.

Segundo o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, a ideia do Disque-Vacina surgiu do congestionamento dos telefones da secretaria e das dúvidas da população, em sua maioria relacionadas à vacina contra a covid-19.

Os atendentes terão acesso ao sistema de agendamento para esclarecer a situação dos munícipes, como o porquê ainda não foram chamados para a vacinação. Além disso, a equipe estará integrada com o setor de agendamento para solucionar o caso individual de cada pessoa imediatamente ou, quando não for possível, o mais breve, retornando a ligação.

“Por exemplo, se um cidadão de 70 anos, que tem direito de vacinar, ainda não vacinou e está na dúvida de como fazer, é só ligar que as atendentes vão auxiliá-lo. Mesmo que a campanha hoje esteja na etapa dos idosos acima de 60 anos, todos os cidadãos acima desta faixa etária, que não se vacinaram, precisam fazer o cadastro. Temos que atingir a meta de vacinar todos para promover o bloqueio epidemiológico da transmissão da doença”, explicou o secretário.

Outro objetivo em criar o 0800, acrescenta Gonçalo de Barros, é monitorar os moradores já vacinados na primeira dose contra a covid-19 e tirar dúvidas quanto à data da segunda dose, lembrando que na carteira de vacinação, que cada um recebe após a imunização, consta qual tipo de vacina aplicada.

Pelo 0800, não será possível agendar a vacinação e nenhum outro serviço oferecido pelo município da Rede SUS. O canal de atendimento foi instituído para oferecer informação sobre vacinação e, sobretudo, para conhecer o pós-vacina das pessoas que já foram vacinadas. “Por exemplo, se alguém, após vacinado, apresentar qualquer efeito adverso, pode ligar também para o número, que as atendentes vão buscar orientação dos profissionais da Vigilância em Saúde que vão esclarecer dúvidas e encaminharão a notificação para o Estado”, pontuou o secretário. 

 
Com informações da Prefeitura de VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet