Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:57:04
informe o texto

Notícias / Geral

18/04/2021 às 09:59

Professora de história da UnB morre aos 78 anos vítima da Covid no DF

O Departamento de História e o ICH comunicam o falecimento da professora Geralda Dias Aparecida nesse sábado, por complicações da doença

Metrópoles

Professora de história da UnB morre aos 78 anos vítima da Covid no DF

Foto: Divulgação / ICH-UnB

O Departamento de História e o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade de Brasília (UnB) lamentaram o falecimento da professora Geralda Dias Aparecida, 78 anos, por sequelas da Covid-19, nesse sábado (17).

Em nota de pesar publicada, o ICH escreveu que a trajetória acadêmica da professora começou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde graduou-se em história, em 1969.

Participante ativa do movimento estudantil, Geralda viu-se obrigada a abandonar o mestrado que cursava na UnB e a sair do país durante a ditadura militar. Estabeleceu-se, então, no México, onde fez doutorado no Colégio de México, entre 1973 e 1981, e foi professora titular da Universidade Autônoma Metropolitana de México (UAM), entre 1977 e 1982.

No ano seguinte, de volta ao Brasil, atuou brevemente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, em 1985, incorporou-se ao quadro docente do Departamento de História da Universidade de Brasília.

“A atuação acadêmica e administrativa da professora Geralda foi fundamental na reconfiguração de nosso departamento após a ditadura militar, onde, entre outras coisas, criou a área de história da América. Ela foi coordenadora do programa de pós-graduação em história, entre 1985 e 1990, quando o programa passou por importante processo de renovação. Ali, veio a orientar dezenas de dissertações e teses, nas áreas de história da América e do Brasil. Geralda ocupou ainda os cargos de diretora da Casa da Cultura da América Latina (CAL) e diretora do Centro de Documentação da UnB (Cedoc). No rol de importantes trabalhos feitos para a Universidade de Brasília está a condução do processo de anistia de professores da UnB perseguidos pela ditadura. Participou de diversas gestões da ADUnB”, informa trecho do texto.

Ainda segundo a nota, Geralda era alegre, divertida, de espírito libertário, solidária, com grande sentido de pertencimento à latinidade e apaixonada pela docência. “Que possamos nos lembrar dela sempre sorridente e celebrar sua memória por seus contos e feitos”, destacou o ICH.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet