Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:38:33
informe o texto

Notícias / Política

19/04/2021 às 13:55

'A gente não tem que ser mendigo', diz Mourão sobre Fundo Amazônia

O vice-presidente afirmou que desmatamento da floresta é responsável por 1,2% da emissão de gases. País participa de Cúpula do Clima

Metrópoles

'A gente não tem que ser mendigo', diz Mourão sobre Fundo Amazônia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Presidente do Conselho da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (19/4) que o Brasil “não pode ser mendigo” em relação ao apoio financeiro no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. O país participa, na próxima quinta (22/4), da Cúpula do Clima.

“A tendência sempre é essa. A gente não tem que ser mendigo nisso aí, vamos colocar a coisa muito clara, nós temos as nossas responsabilidades. O Brasil é responsável só por 3% das emissões, desses 3%, 40% é o desmatamento, ou seja 1,2% do que se emite no mundo é responsabilidade do desmatamento nosso”, argumentou o general.

Mourão sugeriu outros meios de o país conseguir apoio financeiro para combater o desmatamento na Amazônia, para não depender apenas do discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na cúpula. Segundo ele, as instituições e países que querem contribuir também podem fazer isso por meio do Fundo Amazônia.

“Então, temos que fazer nossa parte no Acordo de Paris e o resto é, por exemplo, se quiserem trazer recurso. O Fundo Amazônia admite doações. Entes privados e públicos podem aderir a ele, é só olhar o que é o projeto do fundo e dizer ‘eu concordo e vou botar meu recurso aí para projetos de desenvolvimento na área de bioeconomia, por exemplo'”, sugeriu Mourão.

O vice ainda comentou a participação do Brasil na cúpula. “É um país [Brasil] que tem mais de 60% do seu território de cobertura vegetal original. Não queimamos petróleo e carvão como os demais países. Ou seja, temos uma matriz energética que é limpa renovável. A gente tem lugar certo na mesa de conversa sobre mudança de clima. Sendo feito [o discurso] com olho no olho e mostrando a nossa determinação, acho que convence”, opinou.

Noruega

Na sexta-feira (16/4), o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Sveinung Rotevatn, afirmou à BBC News que falta vontade política ao Brasil ao comentar declaração de Ricardo Salles, que prometeu reduzir o desmatamento da Amazônia entre 30% e 40% em um ano se o país receber capital estrangeiro.

“A Noruega e outros países enfatizaram em conversas recentes com o Brasil que a comunidade internacional está preparada para aumentar o financiamento assim que o país apresentar resultados na redução do desmatamento. É uma questão de vontade política, não de falta de financiamento adiantado”, disse Rotevatn.

Mourão, no entanto, discordou com o ministro do Meio Ambiente brasileiro e afirmou que “não é me dá x que eu resolvo a questão”.

“Converso sempre com o embaixador da Noruega e nós estamos avançando para destravar o Fundo Amazônia. Qualquer recurso que vier de fora, vai ter que ser feito algum tipo de manobra ou com autorização do Congresso ou junto ao Tribunal de Contas da União porque o recurso impacta o teto de gastos, a não ser que ele seja aplicado diretamente nos estados, tem algumas dificuldades”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet