Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
09:53:12
informe o texto

Notícias / Política

19/04/2021 às 15:20

Emenda que proíbe reeleição de presidente e 1º secretário será votada em plenário na AL

A medida proíbe a recondução dos mesmos deputados aos cargos na eleição imediatamente subsequente dentro da mesma legislatura.

Kamila Arruda

Emenda que proíbe reeleição de presidente e 1º secretário será votada em plenário na AL

Reunião da CCJR da AL-MT

Foto: AL-MT

A emenda constitucional que proíbe a reeleição do presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta segunda-feira (19). A medida proíbe a recondução dos mesmos deputados aos cargos na eleição imediatamente subsequente dentro da mesma legislatura.

De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a emenda altera a redação do parágrafo 3º do artigo 24 da Constituição de Mato Grosso. Com a aprovação da CCJ, a proposta será submetida a apreciação do plenário.

Se posicionaram a favor da emenda os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), Sebastião Rezende (PSC), Dr. Eugênio (PSB), Janaína Riva (MDB) e Xuxu Dal Molin (PSC).

“Na década de 90 quebrou-se essa proibição e favoreceu a criação de verdadeiras hegemonias na Assembleia Legislativa. Nas eleições da Mesa Diretora, o presidente não disputava a reeleição para tornar-se primeiro secretário e vice-versa. Essas duplas se uniam e administravam por 10,20 anos. Nós estamos colocando um ponto final nisso. É uma medida de moralização, transparência e estímulo à rotatividade do poder que acredito ter apoio da maioria do Parlamento”, justificou o autor da proposta.

O tucano ressalta que, a Constituição Federal, no artigo 57, diz que é vedada a recondução de presidentes da Câmara e do Senado para o mesmo cargo dentro de uma mesma legislatura.

Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a inconstitucionalidade da reeleição numa mesma legislatura para o comando da Câmara dos Deputados e Senado Federal.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet