Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:37:43
informe o texto

Notícias / Política

19/04/2021 às 12:45

Deputado cobra Comissão Especial após 67 dias sem solução contra taxação de aposentados

ALMT manteve veto do governo em projeto que revertia contribuição previdenciária dos aposentados e se comprometeu a apresentar nova proposta; até agora, nenhum projeto foi levado

Camilla Zeni

Deputado cobra Comissão Especial após 67 dias sem solução contra taxação de aposentados

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT) cobrou uma resposta da Comissão Especial da Previdência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso referente à questão da contribuição previdenciária de aposentados, pensionistas e portadores de doenças raras em Mato Grosso. Segundo o parlamentar, a comissão já existe há 67 dias e ainda não apresentou nenhum resultado das negociações.

Durante a sessão desta segunda-feira (19), Lúdio lembrou que em junho de 2020 apresentou uma proposta para reverter a taxação de 14% que havia sido aprovada pelos deputados com a reforma da previdência estadual, no início daquele ano. Contudo, a proposta só foi analisada em dezembro passado, quando foi aprovada e acabou vetada pelo governo.

Os deputados, em fevereiro deste ano, mantiveram o veto, mas se comprometeram a formar uma comissão para achar uma solução que fosse viável tanto para os aposentados quanto para o governo. 

Na época das votações, o então presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), e o líder do governo, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), se comprometeram com as negociações junto ao Estado e afirmaram que uma resposta seria levada até o fim do próximo mês. 

Ocorre que, segundo Lúdio, se passaram 67 dias e nada foi apresentado. “Há uma avaliação de todos os deputados que há uma injustiça cometida contra os aposentados que é essa cobrança de 14%. Eu não havia me pronunciado sobre esse tema desde que a comissão especial foi montada, mas já faz 67 dias, senhor presidente. Então, eu gostaria de ouvir a comissão especial em que estágio está o diálogo com o governo do estado sobre essa pauta”, cobrou Lúdio, em participação virtual. 

Conforme o Leiagora tem noticiado, quase semanalmente a Comissão informa uma data para entrega de projetos relacionados à previdência dos aposentados e dos portadores de doenças raras, seguindo com sucessivos adiamentos do prazo. 

Na última semana, porém, Botelho, que preside a Comissão Especial, garantiu que houve um acordo em relação aos portadores de doenças raras. Segundo ele, o projeto já seria encaminhado para a Comissão da Previdência do MT Prev e, após análise, segue para a Assembleia. Não foi informada uma data para a chegada na proposta na ALMT.

Já em relação à taxação dos aposentados, Botelho foi claro em afirmar que governo e deputados ainda não chegaram em um consenso. Os deputados lutam para conseguir isentar da contribuição todos que recebem até o teto do INSS, de R$ 6,4 mil. Já o Estado pretendia conceder a isenção apenas para os que recebem até R$ 3,1 mil. Uma reunião deve ser realizada ainda nesta segunda-feira para tentar sanar a dificuldade.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Suely Maria dos Santos Lopes 24/04/2021 às 00:00

    Boa tarde! Está insustentável essa demora e uma solução para nós ! Aposentados do Estado do Mato Grosso.

 
Sitevip Internet