Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
00:14:14
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

19/04/2021 às 19:59

Cuiabá prorroga pagamento do IPTU 2021

Leiagora

Cuiabá prorroga pagamento do IPTU 2021

Foto: Reprodução

Em razão dos efeitos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá prorrogou o prazo para pagamento em cota única com desconto condicionado de 10% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício de 2021, para o dia 16 de agosto deste ano.

A medida está prevista no Decreto 8391/2021, que será publicada em edição da Gazeta Municipal. O contribuinte do IPTU 2021 que não efetuou o pagamento do imposto poderá optar pelo pagamento dividido em 4 parcelas fixas e consecutivas, sem qualquer desconto. A opção pelo reparcelamento deverá ser realizada até o 9 de julho deste ano.

Ao optar pelo reparcelamento, a prefeitura pede atenção quanto às novas datas de vencimentos das parcelas. São elas: parcela 1 para o dia 16/08/2021; parcela 2 para 16/09/2021; parcela 3 para 15/10/2021; e parcela 4 para o dia 12/11/2021.

No caso do contribuinte que que já tenha realizado o pagamento de alguma parcela do IPTU 2021, poderá optar pelo reparcelamento do saldo devedor remanescente correspondente ao valor principal das parcelas não adimplidas, sem juros e sem multas.

Ou, ainda, optar pelo pagamento em cota única com o respectivo desconto, no prazo de vencimento da primeira parcela, devendo solicitar, mediante procedimento simplificado, até o dia 9 de julho, a compensação das parcelas eventualmente pagas.

“Por ocasião da solicitação de compensação de que trata o inciso II, do § 2º deste artigo, deverão ser apresentados o documento de identidade do titular do imóvel e do seu representante legal, se for o caso, e os comprovantes originais de pagamento das parcelas de IPTU a serem compensadas”, diz trecho do documento.

Já no caso do contribuinte que não optar pelo reparcelamento ou o pagamento em cota única, serão mantidas as datas de vencimento das parcelas do IPTU 2021 estipuladas no Decreto nº 8.285, de 18 de dezembro de 2020.

A Prefeitura de Cuiabá ressalta ainda que, não será enviado novo carnê do IPTU 2021 pela prorrogação de vencimento do imposto, sendo de responsabilidade do contribuinte fazer a emissão das cotas através do Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá, neste link.

Para a prorrogação do prazo de vencimento da cota única ou para o reparcelamento do imposto previsto neste Decreto, o contribuinte ou seu representante legal deverá providenciar a adesão ao pagamento total do imposto ou ao reparcelamento e emitir as novas guias de IPTU através do site da Prefeitura de Cuiabá e realizar o pagamento das guias até o respectivo vencimento. Ao contribuinte que, não concordando com o valor do IPTU lançado no presente exercício, impugnar o lançamento realizado até o dia 30 de julho de 2021.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Teka Almeida 20/04/2021 às 00:00

    Essa ação eu nem chamo de POPULISMO/DEMAGOGIA, chama de INCENTIVO AO CALOTE. Dias atrás o prefeito questionou o estado por isenção do IPVA a alguns seguimentos dizendo que 50% pertence aos municípios. Agora vem com essa demagogia de prorrogar o IPTU depois que venceu a parcela única/primeira. Muitos contribuintes se apertaram para quitarem com suas obrigações, até porque a maioria da população aqui são do funcionalismo público e estão com seus salários rigorosamente em dias a outra parte vem do funcionalismo do comercio que estão abertos e que também estão recebendo seus salários. Desrespeito a quem cumpriu o prazo e a responsabilidade. Quer fazer justiça prefeito???!!!, prorrogue o IPTU de alguns seguimentos do comercio que ficaram sem renda durante a vigência dos decretos e que não tiveram lucro. Se estender a população isso é INCENTIVO AO CALOTE. Esse dinheiro é da população que necessita de saúde e de pessoal para aplicar e acelerar a vacinação.

 
Sitevip Internet