Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:52:13
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2021 às 15:30

VG está entre as 4 piores cidades de MT em aplicação de vacina

Os números da Secretaria de Estado de Saúde apontam que VG teria um estoque de mais de 25 mil vacinas, por outro lado a Prefeitura contesta os dados

Kamila Arruda

VG está entre as 4 piores cidades de MT em aplicação de vacina

Foto: Assessoria

Apesar de ser o segundo município a receber maior quantidade de vacinas contra a covid-19 no Estado, Várzea Grande aparece entre as últimas cidades no que diz respeito à aplicação das doses. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, até a manhã desta terça-feira (20), apontam que o Município aplicou apenas 46% das doses recebidas e teria um estoque de 26 mil doses ainda. 

De acordo com o ranking da SES, a cidade industrial já recebeu 46.926 doses, sendo que destas, 28.249 foram destinadas à primeira dose, mas apenas 18.337 foram efetivamente aplicadas. Já com relação à segunda dose, a situação é ainda pior. Enquanto o estado já teria repassado 18.678 unidades para o município, apenas 3400 teriam sido efetivamente aplicada. 

Em números gerais, o que se vê é que do total de doses recebidas, apenas 21.737 doses foram de fato aplicadas, o que revela um percentual de 46%. O que faz com que o município tenha um estoque parado de mais de 25 mil vacinas. 

O fato deixa Várzea Grande entre as quatro cidades que menos vacinaram a população, ficando na frente apenas de Denise, Juruena e Mirassol D’Oeste. Vale destacar, contudo, que esses municípios receberam até o momento somente 1.296, 1.607 e 4.874, respectivamente.

O município, contudo, contesta os dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES). Desde segunda-feira (19) a reportagem está em contato com a assessoria da prefeitura para conferir os números e mesmo tendo uma atualização nos dados nas últimas 24 horas, não houve mudanças no status de Várzea Grande no ranking. 

Ainda confrontando com os dados do Ministério da Saúde, a situação é ainda pior. Isto porque, de acordo com o governo Federal, o Município já teria recebido 48.391 doses, ou seja, quase 1500 doses a mais que SES alega ter distribuído. Porém, sobre a aplicação, tanto no site do Estado, quanto da União, o número é o mesmo: 21.137. 

Para se ter uma ideia da situação críticas, Rondonópolis recebeu 44.007 doses, segundo a SES, e a prefeitura já vacinou 35.636 mil pessoas, o que faz aponta que 81% das doses já foram aplicadas. Os dois municípios tem um número de habitantes parecidos e receberam praticamente a mesma quantidade de doses. 

A Prefeitura de Várzea Grande contesta os números e afirma ter vacinado 31 mil pessoas. O que elevaria o percentual de aplicação para 66% das doses, mas até o fechamento da matéria não apresentou os dados que contradizem a informação que constam em dois sites oficiais. 

Ainda de acordo com a prefeitura, somente na semana passada, mais de 6,5 mil pessoas foram imunizadas na cidade. O município, inclusive, já iniciou a vacinação de pessoas a partir dos 60 anos e tem avançado com a descentralização, drive-thru e ainda o projeto Corujão.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet