Cuiabá, sábado, 12/06/2021
18:58:13
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2021 às 10:40

Congresso derruba vetos de Bolsonaro a trechos do pacote anticrime

Foram triplicadas penas para calúnia nas redes sociais. Defesa de réus também terão que comprovar autenticidade de escutas como prova

Metrópoles

Congresso derruba vetos de Bolsonaro a trechos do pacote anticrime

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional derrubou nesta segunda-feira (19/4) vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a pontos do chamado pacote anticrime, lei aprovada em 2019 pelo Congresso. A proposta já havia sido derrubada pela Câmara há um mês e, nesta segunda, a decisão foi confirmada por senadores por 50 votos a 6.

Entre os vetos derrubados está o que triplica as penas de crimes contra a honra (calúnia, difamação ou injúria), quando cometidos ou divulgados nas redes sociais. Com a derrubada do veto, essas penas serão triplicadas quando os crimes forem cometidos pela internet.

Os senadores também derrubaram veto de Bolsonaro a um trecho que aumenta a punição do crime de homicídio qualificado quando este for cometido com o uso de arma de fogo de uso restrito ou proibido. Atualmente, a punição varia de 6 a 20 anos de reclusão.

Outro veto derrubado pelos senadores era o que validava o uso, pela defesa, de gravação ambiental feita por um dos interlocutores sem o prévio conhecimento da autoridade policial ou do Ministério Público.

Agora, advogados terão que comprovar a integridade das escutas para que elas possam servir como prova.

Devido à pandemia, as sessões do Congresso estão ocorrendo de forma separada. Primeiro decidem os deputados e depois, os senadores.

Os trechos antes barrados por Bolsonaro agora vão a promulgação.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet