Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
17:59:48
informe o texto

Notícias / Geral

20/04/2021 às 10:45

Prefeitura de VG altera regras de funcionamento do comércio e de locais públicos

Confira os novos horários e o que pode funcionar

Paulo Henrique Fanaia

Prefeitura de VG altera regras de funcionamento do comércio e de locais públicos

Foto: Reprodução Prefeitura de Várzea Grande

A Prefeitura de Várzea Grande atualizou as regras de distanciamento social impostas para conter a pandemia do coronavírus no município e começam a valer a partir desta terça-feira (20).

Por meio do Decreto Municipal nº 45,  disponível no site da prefeitura, o prefeito Kalil Baracat (MDB) alterou as regras que norteiam os horários do comércio e da população, especialmente quanto à utilização de locais para práticas esportivas, eventos sociais e shopping center.
 
De acordo com o novo decreto, fica autorizado o uso de equipamentos comunitários em geral, respeitando o limite de 30% de capacidade dos locais voltados ao lazer e a prática esportivas tais como quadras poliesportivas, ginásios de esporte, miniestádio, espaços fitness, academias ao ar livre e congêneres, incluindo VIA 31, Ginásio do Fiotão, espaço FIT, Parque Tanque do Fancho, Parque Flor do Ipê, Orla da Alameda, praças, e todos os outros espaços coletivos.
 
Quanto à locação de quadras de esporte, campos de futebol, quadra de areia, quadra society e congêneres, estão permitidas as práticas esportivas, contudo sem a presença de público para assistir ou acompanhar a atividade. O horário permitido é de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos, das 08h às 12h.
 
Foi estabelecido também o limite de 30% da capacidade máxima do local para os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, cinemas, museus e teatros, com limite de horário das 5h até as 23h.
 
Igrejas e edifícios religiosos podem realizar missas, cultos ou cerimônias, das 5h até as 22h, todos os dias da semana, limitando o número de pessoas até 30% da capacidade permitida.
 
O shopping center manterá o atendimento em 50% de sua capacidade, com horário de atendimento ao público de segunda-feira a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos, das 8h às 12h. A praça de alimentação poderá funcionar no domingo até as 15h, podendo realizar delivery até as 23h59, em todos os dias da semana.
 
Supermercados, mercados, mercearias, feiras, padarias, açougues e similares, lanchonetes, cafeterias, bares e congêneres podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 5h às 22h, e no domingo das 5h às 12h, bem como as conveniências localizadas em postos de combustível, distribuidoras de bebidas, podendo realizar delivery todos os dias até às 23h59.
 
Horários de funcionamento de restaurantes e pizzarias serão ampliados, de segunda-feira a sábado das 5h às 22h, e aos domingos, das 5h às 15h, com delivery até às 23h59.
 
Estabelecimentos que vendem bebida alcoólica, somente será possível o consumo de bebida no local pelos consumidores sentados à mesa, respeitado o distanciamento e a capacidade de público.
 
O ensino público segue de forma remota, com previsão de retorno ao sistema híbrido em 3 de maio. Já o ensino privado segue de forma híbrida para infantil, fundamental, médio e superior, observando 50% da capacidade de alunos em sala de aula, bem como os cursos de idiomas, oficinas, cursos de pós-graduação e aulas práticas de ensino superior e técnico, aulas nos cursos ou cursinhos.
 
A prefeitura reforça que a fiscalização exercida pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e demais órgãos do município segue rigorosa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet