Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
06:54:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/04/2021 às 15:10

PGR quer derrubar lei que coloca idade mínima para ser juiz em Mato Grosso

Pela legislação estadual, a inscrição para a carreira na magistratura só pode ser feita a partir dos 25 anos; PGR diz que limitação é ilegal

Camilla Zeni

PGR quer derrubar lei que coloca idade mínima para ser juiz em Mato Grosso

Foto: TJMT

A Procuradoria Geral da República (PGR) questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) a validade de trecho de lei mato-grossense que estipulou 25 anos como idade mínima para inscrição no concurso para magistratura no Estado. A PGR pede que o artigo questionado seja declarado inconstitucional. 

Conforme a ação, movida no dia 15 de abril, a limitação de idade está expressa no artigo 146, inciso II, da Lei nº 4.964, de 1985, que foi alterada com a Lei Complementar nº 281/2007. Segundo a PGR, import limite etário viola a Constituição Federal, em argumentação já reconhecida pelo STF. 

Na ação, a PGR explicou que é do Supremo Tribunal Federal a competência para o estatuto da magistratura, sem embargo à competência do Conselho Nacional de Justiça para uniformizar os aspectos do regime jurídico dos magistrados. Dessa forma, não cabe ao Estado legislar sobre o assunto. 

"Inovação ou intromissão de legislação estadual em matéria própria do Estatuto da Magistratura – como são os limites etários mínimos e máximos para ingresso na magistratura – significa, portanto, violação direta da reserva de lei complementar nacional do art. 93, caput, da Constituição Federal", diz a petição. 

Ainda conforme a PGR, a Lei Orgânica da Magistratura (Loman) estabelece idade mínima apenas para os candidatos a nomeação para cargos de ministro do STF, não prevendo, portanto, limite de idade para ingresso na carreira judiciária. 

A PGR destacou, por fim, que o STF já julgou a inconstitucionalidade de uma lei do Distrito Federal que, de forma semelhante, limitava entre 25 e 50 anos o ingresso na magistratura. Esse caso foi analisado em dezembro passado. Por isso, a Procuradoria pede que, após decorridos os prazos e trâmites, a lei mato-grossense também seja declarada inconstitucional.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet