Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
12:59:28
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2021 às 17:35

​Ministério da Saúde irá fornecer concentradores de oxigênio para MT

O pedido do insumo foi repassado ao Governo Federal após alerta das empresas fornecedoras de cilindro de oxigênio

Angélica Callejas

O estado de Mato Grosso deverá receber, nos próximos dias, os concentradores de oxigênio, aparelhos que ajudam em casos mais graves de covid-19. A informação foi divulhada nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Saúde. O envio é para minimizar as chances de faltar o insumo aos pacientes em tratamento da doença.

Em março, as duas principais empresas fornecedoras de cilindros de oxigênio para os hospitais de Mato Grosso comunicaram as autoridades sobre o risco do desabastecimento do insumo, causado pelo aumento da demanda e complicações na logística elaborada pelo Ministério da Saúde. A Defensoria Pública ainda conseguiu uma decisão na justiça que obrigava o Governo Federal garantir o fornecimento do insumo para o estado. Medida essa que vem sendo cumprida apenas em partes, já que o órgão federal segue o planejamento feito para todos os estados. 

O líder da bancada de Mato Grosso, deputado federal Leonardo Albuquerque, aponta que a situação vem sido acompanhada pelos parlamentares, e por meio de uma articulação do grupo, a Força Aérea Brasileira (FAB) prestou suporte logístico, entregando emergencialmente cilindros de oxigênio para o estado. Agora o Governo Federal irá enviar os concentradores de oxigênio.

Os concentradores de oxigênio portátil têm a função de fornecer oxigênio complementar para que o paciente mantenha a saturação da substância acima de 90%, o ideal para a saúde.

"Informo que está em vias de ser enviado um lote de concentradores de oxigênio, equipamento que atenua a falta de cilindros, fornecendo oxigênio para consumo de pacientes leves e moderados”, informa o despacho da assessoria do Ministério da Saúde.

Leonardo comemorou a notícia e garantiu que a bancada continua cobrando mais agilidade no envio das vacinas. “Mais uma vitória. E também estamos solicitando mais vacinas para Mato Grosso, porque só com a vacinação em massa vamos vencer a covid-19”, afirmou o deputado.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet