Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:59:59
informe o texto

Notícias / Geral

21/04/2021 às 14:02

Video | Idosa vacinada prova que está viva após ter sido apontada como morta pelo TCE

Polêmica aconteceu depois que o TCE informou que estariam fraudando o sistema de vacinação com dados de idosos falecidos

Camilla Zeni

Video | Idosa vacinada prova que está viva após ter sido apontada como morta pelo TCE

Foto: Reprodução

Dona Catarina Maria de Jesus, de 86 anos, está viva e pretende viver muito mais. Ao menos, foi o que ela disse em um vídeo curto gravado em sua "prova de vida" para o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE). 

A polêmica foi levantada quando, nessa terça-feira (20), o TCE publicou que 27 pessoas teriam sido vacinadas contra a covid-19 usando CPF de idosos já falecidos. Uma das vítimas da fraude seria dona Catarina. No entanto, ela provou que não foi o seu caso. 

"Essa sou eu. Eu tô viva, graças a Deus, e vou viver muito", disse a idosa.

De acordo com a Prefeitura de Tangará da Serra, onde mora a idosa, assim que recebeu a notificação do TCE dando conta da possível fraude, a Secretaria Municipal de Saúde procurou a idosa em seu endereço, tendo comprovado que tudo não passou de um equívoco.

"A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Município recebeu a notificação e encaminhou para o setor de vacinação contra a Covid-19, que já fez o levantamento necessário para apurar a situação, comprovando que a idosa citada está viva, tem 86 anos, reside em Tangará da Serra e foi devidamente vacinada, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI)", informou o município, em nota. 

Ainda, conforme a Prefeitura, os esclarecimentos e a "prova de vida" de Catarina já foram encaminhados ao TCE. O município também fez questão de destacar que, por prezar pela transparência e seriedade, disponibiliza em seu site a lista com todos os nomes e data de nascimento de todas as pessoas vacinadas na cidade.

Mortos são vacinados 

Conforme o Leiagora noticiou, o Tribunal de Contas Estadual realizou um levantamento, por meio do cruzamento de dados do PNI com o Sistema Informatizado de Controle de Óbitos, e encontrou 27 casos de pessoas que teriam sido vacinadas após o registro de óbito. Nesses casos, segundo o órgão, todos os dados lançados no sistema da vacinação, como nome, CPF e idade dos vacinados coincidiram com os registrados no Sistema de Óbitos. 

O TCE também encontrou 56 casos inconclusivos, que teriam o CPF registrado na base de dados de óbitos antes mesmo da vacinação, mas que tiveram nome ou data de nascimento do vacinado divergente da informação do falecido. Nesses casos, o CPF pode ter sido inserido erroneamente. 

Todas as 22 prefeituras identificadas no levantamento foram notificadas para prestarem esclarecimentos.

Abaixo, confira a nota da Prefeitura de Tangará:


Considerando notificação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) a respeito de possível caso de vacinação de uma pessoa (idosa), supostamente morta, no município de Tangará da Serra.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Município recebeu a notificação e encaminhou para o setor de vacinação contra a Covid-19, que já fez o levantamento necessário para apurar a situação, comprovando que a idosa citada está viva, tem 86 anos, reside em Tangará da Serra e foi devidamente vacinada, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). Portanto, frisa-se que a idosa citada na notificação do TCE não está morta, já que foi localizada pela equipe de saúde do bairro onde reside em Tangará da Serra.

Os esclarecimentos, com a comprovação de que a idosa está viva foram encaminhados ao TCE no dia em que o Município recebeu a notificação. A Secretaria reafirma seu compromisso com a verdade e esclarece ainda que não foi procurada pela reportagem do G1, conforme matéria divulgada pelo site de notícias.

Reiteramos que desde o mês de janeiro, quando começou a campanha de vacinação, o Município já aplicou mais de 12 mil doses da vacina contra a Covid-19 em idosos, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento, dentre outros, o que destaca Tangará da Serra como uma das três cidades que mais aplicaram doses da vacina contra Covid-19 em Mato Grosso, com média de mais de 80% de aplicação das doses recebidas do Ministério da Saúde.

Por fim, reiteramos que a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra preza pela seriedade e transparência, disponibilizando de forma aberta, diariamente, em seus canais oficiais, listas com os nomes e data de nascimento de todas as pessoas vacinadas na cidade, bem como um Vacinômetro, onde é possível encontrar informações sobre as doses recebidas, aplicadas e os grupos prioritários já vacinados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet