Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
03:00:06
informe o texto

Notícias / Geral

22/04/2021 às 17:31

Sem conseguir comprar insumos, secretário de Sorriso vai à SES para garantir kit intubação

Ele ressalta que esse é um problema que foge ao controle da prefeitura, que tem dinheiro em caixa, mas não tem os medicamentos à disposição para aquisição

Leiagora

Sem conseguir comprar insumos, secretário de Sorriso vai à SES para garantir kit intubação

Foto: Prefeitura de Sorriso

Diante do temor de faltar medicação para atender pacientes acometidos pela covid-19 e que necessitam de intubação, o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, se dirigiu a Cuiabá para solicitar apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Ele ressalta que esse é um problema que foge ao controle da prefeitura, que tem dinheiro em caixa, mas não tem os medicamentos à disposição para aquisição, devido à alta demanda da pandemia.

O secretário destaca que hoje a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava conta com cinco leitos de terapia intensiva, mas desde a abertura, em 9 de abril, estão lotados.

“Nesse momento, nós ainda temos medicamentos que agem como bloqueadores neuromusculares, conhecidos como o ‘kit intubação’, mas são poucos e estamos preocupados, pois necessitamos ter esse medicamento à mão no caso da necessidade de intubação. Por isso buscamos o apoio do Estado. Nós temos dinheiro em caixa, já fechamos contrato com os fornecedores. Contudo, eles não estão nos fornecendo a medicação de acordo com o ajustado no momento do contrato que reflete a necessidade do Município”, explica.

Leia também - Internado há 66 dias, Barranco consegue ficar em pé

Marchioro levou a preocupação ao prefeito do município, Ari Lafin, que o orientou a buscar auxílio do Estado. Diante disso, ele se dirigiu à Capital, conversou com a equipe da SES e também com o Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde, por telefone. “O secretário de Estado se comprometeu em nos auxiliar”, conta.

O secretário lembra que essa não é a primeira vez que o município enfrenta problemas no recebimento de medicação. Em maio do ano passado, muitas empresas que venceram concorrências públicas em Sorriso comunicaram dificuldades para entregar os medicamentos devido à falta de insumos para a produção dos mesmos.

“Ainda naquele período inicial de pandemia, as empresas nos informaram que não tinham insumos para manipular e fornecer os medicamentos. Hoje, voltamos a enfrentar e de forma mais crítica essa situação e tememos pela falta dos bloqueadores neuromusculares”.

Conforme o secretário, o departamento de licitação da Prefeitura de Sorriso já foi informado da situação e tem convocado as demais empresas que também participaram dos certames. Contudo, como já foi relatada a falta de insumos pelas primeiras classificadas, não há garantias de que as demais classificadas consigam fornecer a medicação. Além, disso, também é visível o aumento nos preços, pontua o secretário.

Nesse contexto, ele reforça que é essencial que a população continue cumprindo com as medidas preventivas como o uso da máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social. O secretário complementa que “mais do que nunca precisamos ser conscientes e fazer uso das medidas básicas; nosso foco nesse momento está em evitar as aglomerações e festas clandestinas”, diz.

 
Da Prefeitura de Sorriso
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet