Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
02:00:35
informe o texto

Notícias / Política

22/04/2021 às 17:03

Várzea Grande firma parceria com Estado e AL para acelerar regularização fundiária

Meta é entregar mais de 1 mil títulos ainda neste primeiro semestre

Leiagora

Várzea Grande firma parceria com Estado e AL para acelerar regularização fundiária

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Com objetivo de acelerar a regularização fundiária urbana e rural de Várzea Grande, uma parceria foi formalizada entre o Município, Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. Serão feitas titulações de núcleos urbanos informais (lotes urbanizados ou não) e núcleos urbanos consolidados (antigas Cohabs, cujos proprietários ainda não têm a titularidade definitiva). Meta é entregar mais de 1 mil títulos ainda neste primeiro semestre.

A medida consta no termo de Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a prefeitura do Município, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e o MT PAR com a interveniência da ALMT.

Leia também - Vila Rica lidera ranking de vacinação contra covid em MT

O acordo também prevê a ampliação da capacidade técnica e operacional para a execução das ações de regularização fundiária, especificamente, na atualização dos cadastros bem como análise jurídica de cada caso para emissão definitiva da propriedade.

O prefeito Kalil Baracat (MDB) destacou a importância do acordo e do trabalho em conjunto com os órgãos e entidades, o que possibilitará ações mais céleres e efetivas na regularização fundiária. “A proposta dessa parceria visa reforçar o trabalho já em plena execução na cidade e conceder o título de propriedade definitivo para todas as famílias que ainda não possuem o mesmo”.

O presidente da Intermat, Francisco Serafim de Barros, disse que o trabalho de regularização fundiária já vinha sendo realizado no município, mas em decorrência da pandemia, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica não pôde acontecer. “Agora estamos restabelecendo essa parceria e vamos já colocar as ações em prática, uma vez que o próprio governador Mauro Mendes pediu empenho para que todas as pendências neste setor sejam sanadas”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Ricardo Azevedo Araújo, disse explicou que o processo de regulamentação é mais demorado porque depende de várias etapas que vão desde o levantamento da documentação exigida até a creditação dos documentos que é feita pela Justiça. “A nossa meta é entregar, ainda neste primeiro semestre mais de 1 mil títulos de regularização fundiária, às famílias de diversas regiões de Várzea Grande”, anunciou.

 
Com informações da Prefeitura de Várzea Grande
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet