Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:32:20
informe o texto

Notícias / Política

26/04/2021 às 08:05

Com vereadores vira-casacas, oposição perde força na Câmara e CPI não passa

Vereadores que foram eleitos e até reeleitos como oposição mudaram lado logo após Emanuel ser reeleito

Kamila Arruda

Com vereadores vira-casacas, oposição perde força na Câmara e CPI não passa

Foto: Câmara de Cuiabá

O grupo de oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) perdeu forças nesta legislatura na Câmara de Cuiabá. E isto porque muitos dos que foram eleitos ao lado do adversário do emedebista, o ex-vereador Abílio Brunini (Podemos), viraram a casaca e atuam na base do chefe do Executivo. 

Com isso, a oposição tem dificuldade em emplacar, além de projetos, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Para se ter uma ideia, há um mês o vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Cidadania) tentar instalar um procedimento investigatório para apurar supostas irregularidades nos contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de Cuiabá em razão do coronavírus, mas sem sucesso.

O motivo: não conseguir as nove assinaturas necessárias. Até o momento, o documento conta apenas com a assinatura dos vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos), Edna Sampaio (PT), Michelly Alencar (DEM) e do próprio Paccolla. 

Apesar da reeleição em massa de todos os integrantes do bloco oposicionista no pleito do ano passado, parte deles, antes mesmo de iniciar o ano legislativo já havia se debandado para o lado do prefeito, ainda mais com a reeleição de Emanuel em novembro do ano passado.

Na Legislatura passada, o grupo de oposição contra Emanuel Pinheiro contava com pelo menos oito parlamentares, mas chegava a ter até 11 votos em algumas pautas. Porém, atualmente, o grupo conta com apenas cinco vereadores que seguem firmes na oposição. 

Dentre os que foram reeleitos como oposição, apenas Diego e Dilemário seguem na oposição. Já dentre os novatos, o grupo conta com Paccola, Edna, Michely Alencar e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania). O sargento Vidal (Pros), que foi aliado de Gisela Simona na disputa e depois esteve ao lado de Abílio, atualmente segue numa linha mais ‘independente’. 

Já Lilo Pinheiro (PDT), Sargento Joelson (SD) e Wilson Kero Kero (Podemos) que foram reeleitos fazendo uma campanha de oposição a Emanuel acabaram mudando de lado e agora seguem no grupo de situação. 

Também há os vira-casacas entre os que entraram na Câmara nesta legislatura fazendo campanha para o adversário do prefeito. São eles: Cezinha Nascimento (PSL), Luiz Fernando (Republicanos), Eduardo Magalhães (Republicanos), Kassio Coelho (Patriota), que inclusive está na liderança do prefeito.

Na legislatura passada a oposição conseguiu comandar ao menos quatro investigações, sendo a CPI do Paletó e a CPI da Saúde as mais emblemáticas. A primeira era contra o prefeito e a outra culminou na prisão de integrantes do primeiro escalão municipal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet