Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:26:18
informe o texto

Notícias / Política

25/04/2021 às 16:07

Vereadores propõem inclusão de jornalistas, frentistas, assistentes sociais em grupos prioritários

Os parlamentares alegam que determinados profissionais devem ter prioridade na imunização por exercerem atividades de ponta.

Alline Marques

Vereadores propõem inclusão de jornalistas, frentistas, assistentes sociais em grupos prioritários

Foto: Reprodução

Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus e a escassez de vacina para atender a toda população, os vereadores por Cuiabá propuseram uma série de propostas que buscam a inclusão de categorias no grupo prioritário de vacinação. 

Os parlamentares alegam que determinados profissionais devem ter prioridade na imunização por exercerem atividades de ponta, tais como professores, jornalistas, frentistas, atendentes de supermercados, dentre outros.

O único vereador que garantiu a inclusão de categorias no grupo prioritário foi Paulo Henrique Figueiredo (PV). Em fevereiro passado ele havia solicitado por meio de indicação a vacinação dos agentes de fiscalização e agentes de trânsito e transporte.

O parlamentar alegou que os profissionais estão atuando na linha de frente no combate à covid-19, uma vez que são os responsáveis por auxiliar na fiscalização para o cumprimento dos decretos municipais, juntamente com a Polícia Militar.

A imunização das categorias teve início no último final de semana. Os amarelinho já foram vacinados 100% e aguardam para tomar a segunda dose. Já os fiscais estão sendo imunizados gradativamente.

Os parlamentares também pleiteiam a inclusão dos professores e profissionais da educação no grupo prioritário, a fim de garantir o retorno das aulas 100% presencial. A medida foi sugerida pelos vereadores Didimo Vovô (PSB) e Edna Sampaio (PT). 

A expectativa é de que essa categoria deva ser inclusa assim que findar a vacinação dos profissionais da força de segurança. O governo do Estado já sinalizou também de maneira positiva e aguarda um retorno do Ministério da Saúde para o envio das doses para a categoria.

No mesmo oficio que pede a imunização de professores, o socialista ainda solicita a inclusão de pessoas portadoras de deficiências físicas e mentais, portadores de HIV e doenças crônicas renais no grupo prioritário.

O vereador explicou que tomou como base para o pedido a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, que estabelece ordem de vacinação para os grupos prioritários. 

"Em observância ao alto índice de pessoas afetadas, sobretudo aquelas que por condições e necessidades profissionais e ou, por apresentarem maior fragilidade imunológica, estarem mais vulneráveis as ações e complicações em decorrência do vírus, pedi a Didimo.

Já a vereadora petista, além de defender a vacinação dos profissionais da educação, também pediu a prioridade na imunização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Edna apresentou inúmeras indicações solicitando a vacinação da categoria para o Executivo Municipal.

Outro vereador que expôs medidas que visam garantir a vacinação de determinadas categorias foi Marcus Brito Junior (PV). O parlamentar apresentou três projetos de lei que visam garantir a imunização dos profissionais da imprensa, atendentes de supermercado, frentistas de posto de gasolina, agentes funerários, entregador de delivery e os farmacêuticos e atendentes de farmácia.

Brito Junior aponta a necessidade de garantir a imunização dessas categorias, tendo em vista que exercem atividades essenciais, e por isso, não paralisaram os atendimentos desde o início da pandemia, em março do ano passado.

“Eles estão expostos aos riscos de contágio todos os dias. Esses profissionais precisam trabalhar para garantir que estabelecimentos de serviços essenciais atendam à população. Então, não restam dúvidas de que essas quatro categorias de trabalhadores de atividades essenciais devam ser incluídas no rol de grupos prioritários no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19”, justificou o vereador.

Atualmente, na Capital estão sendo vacinados profissionais da área da saúde, idosos de 60 anos ou mais, agentes de trânsito e transporte, agentes de fiscalização e profissionais da força de segurança.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet